Por Kleber Karpov
Governo do estado do Rio de Janeiro inaugurou, em 05/Set, o Hemocentro Regional de Santo Antônio de Pádua, o primeiro da rede pública no noroeste fluminense. A unidade, administrada pelo Instituto de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (Hemorio), visa descentralizar os serviços de saúde e começa a atender a população de 13 municípios a partir da próxima segunda-feira (11/Set), com uma expectativa de receber 600 doadores por mês.
A nova unidade representa um avanço na política estadual de regionalização da saúde, atendendo, além de Santo Antônio de Pádua, aos municípios de Aperibé, Bom Jesus de Itabapoana, Cambuci, Italva, Itaocara, Itaperuna, Laje do Muriaé, Miracema, Natividade, Porciúncula, São José do Ubá e Varre-Sai, que antes não dispunham de um ponto de coleta de sangue.
“Estamos cumprindo o objetivo de aproximar os serviços de saúde das pessoas, ampliando e acelerando os atendimentos. O novo hemocentro vai salvar vidas, permitindo que o sangue seja coletado, processado e distribuído de forma regional, sem a necessidade de deslocamentos à capital”, afirmou a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello.
Para o diretor do Hemorio, Luiz Amorim, a inauguração do polo é estratégica para fortalecer a rede de hemoterapia estadual. “Esse novo ponto de coleta tem um papel essencial na ampliação do acesso à doação e a distribuição dos hemocomponentes em toda a região. Quanto mais descentralizada for a nossa rede, maior será a nossa capacidade de atender rapidamente os pacientes que precisam. Cada doação pode salvar até quatro vidas, e é um processo completamente seguro e simples”, destacou Amorim.
As equipes que atuarão no Hemocentro Regional de Santo Antônio de Pádua passaram por um programa de qualificação técnica de três semanas no Hemorio Centro. A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 14h, na Avenida João Jasbick, s/n, bairro Aeroporto.
Como doar
Para ser um doador, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, estar em boas condições de saúde e apresentar um documento oficial com foto. Menores de 18 anos precisam de autorização e da presença de um responsável legal. Não é necessário estar em jejum, mas recomenda-se evitar alimentos gordurosos quatro horas antes da doação e não consumir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










