Por Kleber Karpov
Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) intensifica a oferta da vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, em toda a rede pública. A ação ocorre em um momento de alerta, pois a cobertura de duas doses no DF está em 88,3%, abaixo da meta de 95%, com o Brasil a registrar mais de 200 casos confirmados da doença ao longo do ano. O sarampo é extremamente contagioso e uma única pessoa doente pode infectar até 18 indivíduos não vacinados.
Pessoas de 12 meses a 29 anos, além de profissionais de saúde de qualquer idade, devem receber duas doses da vacina. Adultos de 30 a 59 anos precisam tomar uma dose. A gravidade da doença aumenta com o fato de a transmissão poder começar até seis dias antes do aparecimento das manchas vermelhas no corpo, sintoma mais conhecido da infecção.
Risco importado
A alta circulação de pessoas no Distrito Federal é um fator de risco adicional. “Além de ser um centro de poder político, o DF tem uma grande circulação de pessoas”, explica o subsecretário de Vigilância à Saúde, Fabiano dos Anjos Martins. O coordenador da Atenção Primária à Saúde, Fernando Erick Damasceno, aponta que o único caso confirmado na capital em 2025 foi “importado”, ou seja, de um viajante com residência em outro local.
Diante desse cenário, uma das ações adotadas na semana passada foi a vacinação no aeroporto internacional de Brasília, que movimentou mais de 1,4 milhão de passageiros só em julho de 2025. A iniciativa visou proteger viajantes e, principalmente, os trabalhadores do local. “Isso é o que chamamos de bloqueio vacinal”, afirma Damasceno.
Ações extramuros
Além das cem salas de vacina abertas nos dias úteis, a pasta planeja intensificar as ações extramuros. Equipes de saúde se deslocarão para locais de grande circulação, priorizando áreas com baixa cobertura vacinal. “É um esforço contínuo. Nós estamos em um momento oportuno de agir. É agora. Precisamos da consciência de todos”, finaliza o coordenador.

Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










