19.5 C
Brasília
05 dez 2025 10:12

“Não há democracia sem controle, mas ele precisa ser repensado”, afirma ministro do STF Gilmar Mendes durante I Fórum de Direito Público no TCDF

Durante a abertura do I Fórum de Direito Público e Boas Práticas Administrativas, no plenário do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), nesta quinta-feira (28), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes afirmou que o controle protege o cidadão, moraliza a administração e preserva a legitimidade das instituições públicas, mas precisa ser repensado.
“Não há democracia sem controle. Ele é indispensável, mas precisamos repensar os instrumentos de sua realização. A judicialização excessiva tem sido o caminho escolhido para solucionar conflitos que poderiam e deveriam ser equacionados de um modo mais sério, consensual e racional”, afirmou Mendes ao defender a redução da judicialização.
Controle, desjudicialização e precedentes foram os temas centrais do evento promovido pelo TCDF em parceria com a Advocacia-Geral da União e apoio da plataforma JusBrasil.
 Durante o encontro voltado ao debate da segurança jurídica no país, o presidente da Corte de Contas distrital, conselheiro Manoel de Andrade, defendeu que é preciso dialogar para reduzir os conflitos judiciais. “É preciso tentar conversar com a sociedade e diminuir o peso do Estado nas suas ações em busca da cidadania”, disse.
Na mesma linha, o advogado-geral da União, Jorge Messias, afirmou que o diálogo é a base da civilização e defendeu que é preciso abraçar o movimento educativo e cooperativo da desjudicialização. “Precisamos escancarar as novas portas de solução de conflitos para a sociedade, torná-las mais simples, mais próximas ao cidadão. Nós não podemos achar que só grandes agentes econômicos podem fazer arbitramento. É preciso popularizar esses meios alternativos de solução de controvérsias judiciais”, ressaltou.
O subchefe de gabinete do conselheiro Manoel de Andrade e professor de Direito, Luciano Ramos, destacou que o debate proposto pelo I Fórum de Direito Público e Boas Práticas Administrativas é extremamente relevante para a administração pública. Entre os temas debatidos estavam as alternativas administrativas para solução de conflito, a importância dos precedentes no Direito Público contemporâneo, e o papel dos órgãos de controle.
Participaram dos painéis o vice-presidente do TCDF, conselheiro Inácio Magalhães Filho, a procuradora-geral da Fazenda Nacional Anelize Lenzi, o adjunto do advogado-geral da União Paulo Mendes, o desembargador do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) Guilherme Pupe, e o controlador-geral do Município e encarregado pela Proteção de Dados da Prefeitura de São Paulo, Daniel Falcão. A programação também contou com apresentações de especialistas da área, como os advogados Daniel Falcão, Gabriel Rhudá de Sá e Silva, Cássio Lourenço, Teresa Arruda Alvim, Ana Carolina A. Caputo Bastos e Dawison Barcelos, além da mestre em Administração Pública pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) Gabriela Jardim. Também estiveram presentes no evento a conselheira do TCDF Anilcéia Machado, o conselheiro-substituto Vinícius Fragoso, o adjunto do advogado-geral da União Paulo Ceo, e o procurador do Ministério Público de Contas Marcos Felipe.
Ao cumprimentar aos organizadores do evento, o ministro do STF Gilmar Mendes reforçou que o encontro sinaliza o compromisso do TCDF e da AGU com a qualificação técnica, a inovação institucional e a disseminação de boas práticas administrativas no setor público. “É um marco na agenda acadêmica e institucional este debate acerca do fortalecimento da governança pública e da segurança jurídica no direito público brasileiro. Vivemos um tempo de intensas transformações em que a sociedade, mais complexa e exigente, cobra soluções que sejam justas, eficientes e juridicamente seguras. Nesse cenário, a discussão sobre controle, desjudicialização e precedentes revela-se essencial”, reforçou.
Ao final do encontro, foi lançado o livro “Liber Amicorum: 25 anos do Conselheiro Manoel de Andrade no TCDF”. Apresentada pela servidora do TCDF e mestre em Direito constitucional pelo IDP Maria Clara Cunha Farias, a obra reúne artigos de juristas e especialistas que refletem sobre o legado e a contribuição do presidente do TCDF ao longo de sua trajetória.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...