19.5 C
Brasília
05 dez 2025 23:40

Cofen homenageia José Sarney por sanção da Lei da Enfermagem

A Lei nº 7.498, sancionada em 1986, é considerada uma das mais modernas do mundo e confere autonomia e segurança jurídica a milhões de profissionais

Por Kleber Karpov

Em uma cerimônia de grande relevância para a categoria, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) prestou uma homenagem ao ex-presidente da República, José Sarney, por sua contribuição histórica à Enfermagem brasileira. A honraria, concedida em 27 de agosto de 2025 , reconhece a importância da sanção da Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, que regulamentou a profissão em nível nacional.

“39 anos depois da regulamentação da lei, a importância desse momento para a Enfermagem continua viva na memória.”, disse Sarney – Foto: Cofen

A homenagem foi proposta após um pedido da Ouvidoria do Cofen e aprovada por unanimidade pelo plenário do Conselho. Segundo o presidente do Cofen, Manoel Neri, a iniciativa representou a voz dos profissionais de Enfermagem em todo o Brasil. A solicitação, inclusive, partiu de três profissionais que cuidam do ex-presidente: José Pereira, Maria Ineide e Josué Pereira.

Gilney Guerra conselheiro do Cofen com o ex-presidente, José Sarney

A Lei nº 7.498 estabeleceu de forma clara e definitiva os direitos, deveres e prerrogativas de enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem. Manoel Neri destacou que a legislação é considerada “uma das mais modernas do mundo” e que ela foi fundamental para o avanço da profissão. A lei permite aos enfermeiros, por exemplo, ter “clínicas e consultórios, prescreverem medicamentos em protocolos, realizarem partos normais e conduzirem consultas de Enfermagem”.

Solenidade contou com a presença de conselheiros do Cofen, dirigentes dos Conselhos Regionais de Enfermagem e da bancada da Enfermagem no Congresso Nacional

Sarney, ao agradecer a homenagem, ressaltou que a sanção da lei ocorreu em um “momento decisivo para o país, marcado pela redemocratização e pela consolidação das instituições democráticas”. A importância do ato foi reforçada pelo presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA), José Carlos Júnior, que expressou orgulho por ver um conterrâneo ser reconhecido por um gesto que “transformou a história da Enfermagem brasileira, garantindo dignidade, segurança jurídica e autonomia a milhões de profissionais”.

A solenidade contou com a presença de conselheiros do Cofen, dirigentes de Conselhos Regionais e membros da bancada da Enfermagem no Congresso Nacional. O local do evento, porém, não foi especificado na notícia.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Destaques

Vigilantes articulam votação de projeto sobre aposentadoria especial na próxima terça-feira (9)

Por Kleber Karpov A inclusão do Projeto de Lei Complementar...

PL de Ana Paula Brandão na Câmara defende exame de proficiência obrigatório para Enfermagem

Por Kleber Karpov O debate sobre a segurança do paciente...

Cofen e Frente Parlamentar articulam inclusão de técnicos e auxiliares no plenário da autarquia

Por Kleber Karpov O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e...

Ibaneis Rocha reúne administradores regionais e destaca legado de gestão em almoço oficial

Por Kleber Karpov O governador Ibaneis Rocha (MDB) recebeu os...

Atenção Primária: Médico de família coordena assistência em 172 Unidades Básicas de Saúde do DF

Por Kleber Karpov A rede pública de saúde do Distrito...