18.5 C
Brasília
05 dez 2025 07:23

Projeto ‘Rejunte é com Elas’ capacita mulheres e abre portas no mercado de trabalho

O projeto ‘Rejunte é com Elas’ deu início, nesta terça-feira (26/Ago), a uma nova turma composta de 25 participantes, com aulas na Praça dos Direitos do Itapoã, para formação em serviços de acabamento com rejunte, profissão ligada a construção civil. O projeto de iniciativa da Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus-DF) em parceria com o Senai-DF e o Sinduscon-DF, pretende capacitar mulheres, para atender a uma demanda do setor por profissionais com um olhar detalhista e cuidadoso. O projeto deve qualificou mais de 100 mulheres desde sua criação.

Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania (Esquerda) durante apresentação do projeto ‘Rejunte é com Elas’  – Fotos: Jhonatan Vieira, Ascom/Sejus.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, destacou a relevância do projeto para a mudança cultural no setor. “A partir do momento em que mulheres estiverem mais presentes nesses ambientes, começamos também a educar as empresas para investir em políticas receptivas que as deixem mais seguras”.

O ‘Rejunte é com Elas’ integra o programa Direito Delas, da Subsecretaria de Apoio a Vítimas de Violência (Subav/Sejus), que oferece apoio jurídico, psicológico e social a mulheres em situação de vulnerabilidade, além de promover políticas públicas para fortalecer a autonomia feminina. Uma forma de garantir direitos, ampliar oportunidades e proteger mulheres contra todas as formas de violência.

Para Virgínia Marta, 55 anos, moradora do Itapoã, o curso é uma oportunidade de ampliar seus horizontes e crescer profissionalmente. Érika Laís, 34 anos, que sempre quis trabalhar com rejunte mas não via oportunidades para mulheres no DF, aceitou o convite para participar do projeto com a expectativa de conseguir um emprego no setor.

“Fui convidada para participar durante um almoço no Restaurante Comunitário e aceitei na hora. Sempre tive interesse em atuar nessa área, mas não via oportunidades para mulheres aqui no DF. Agora tenho expectativa de conseguir algo no setor após o curso”, disse Érika Laís.

Direito Delas

O projeto ‘Rejunte é com Elas’ integra o programa Direito Delas, e atua em 11 núcleos espalhados pelo DF: Plano Piloto, Ceilândia, Estrutural, Gama, Guará, Itapoã, Paranoá, Planaltina, Recanto das Emas, Samambaia e São Sebastião.

O projeto oferece apoio jurídico, psicológico e social a mulheres em situação de vulnerabilidade, com ações desde a capacitação profissional, ao acolhimento humanizado. O programa busca garantir direitos, ampliar oportunidades, proteger mulheres contra todas as formas de violência, além de promover políticas públicas que fortaleçam a autonomia feminina.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...