Por Kleber Karpov
O Distrito Federal sediou a 7ª edição da Mostra Brasília Mais TI, evento que reuniu especialistas, pesquisadores e entusiastas para debater os rumos da tecnologia e inovação, com a inteligência artificial (IA) como protagonista. A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressista), e o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Costa Júnior, ressaltaram o papel da IA na transformação da gestão pública, prometendo mais eficiência e transparência na relação com a sociedade.
IA a serviço da gestão
A Mostra, com mais de 40 oficinas gratuitas, palestras e atrações, serviu de palco para a vice-governadora defender a integração da tecnologia nos serviços públicos. “O Distrito Federal está preparado para liderar a transformação digital no Brasil. A inteligência artificial é um caminho sem volta e precisamos colocá-la a serviço da gestão pública, aproximando os cidadãos dos serviços do Estado e garantindo mais eficiência e transparência”, disse.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação seguiu a mesma linha, sublinhando que a IA é central na estratégia do governo para preparar a população. “Trabalhar hoje a inteligência artificial na capacitação, na formação e no conhecimento da nossa população é essencial. O Distrito Federal já conta com um dos centros de IA mais avançados do Brasil, voltado para buscar soluções tecnológicas inteligentes para o setor público”, afirmou.
Centro de Inteligência Artificial no DF
O destaque mencionado pelo secretário é o Centro Integrado de Inteligência Artificial (CIIA-DF), inaugurado em maio deste ano no Parque Tecnológico Biotic. O projeto, resultado de um convênio de pesquisa, desenvolvimento e inovação, recebeu investimento inicial de R$ 5 milhões e a previsão é alcançar R$ 20 milhões até 2026. O CIIA vai se concentrar no desenvolvimento de soluções de IA para três áreas estratégicas: saúde, educação e segurança pública.
O centro conta com o Laboratório Multiusuário de Inteligência Artificial (LIA), um ambiente de colaboração com infraestrutura de ponta, acessível a pesquisadores, servidores públicos e startups. A meta é traduzir a pesquisa em aplicações práticas para a sociedade.
Caminho sem volta
O presidente do Sindicato da Indústria da Informação do Distrito Federal (Sinfor-DF), Carlos Jacobino, celebrou o evento como um reflexo do progresso do ecossistema de inovação local. “Temos empresas, talentos e soluções capazes de atender demandas locais e internacionais. O Brasília Mais TI mostra ao país que a capital já é referência em tecnologia e inovação. A inteligência artificial, em especial, representa o presente e o futuro desse movimento, e Brasília está preparada para liderar essa transformação”, ressaltou.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










