Por Kleber Karpov
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve anunciar, nesta quarta-feira (13/Ago), um pacote econômico estimado em R$ 30 bilhões, para dar suporte às empresas brasileiras, de modo a se garantir o enfrentamento ao ‘tarifaço’ imposto pelo governo dos Estados Unidos da América, Donald Trump. O plano visa auxiliar exportadores afetados com as novas tarifas, de 50% impostas às importações de produtos brasileiros. A Medida Provisória, deve assinada em cerimônia com líderes do Congresso.
Plano de contingência
A iniciativa, formulada pelos ministérios da Fazenda, Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, além das Relações Exteriores, tem como prioridade companhias menores e produtores de alimentos perecíveis. Lula ressaltou o foco: “A gente está pensando em ajudar as pequenas empresas, que exportam espinafre, frutas, mel e outras coisas. Empresas de máquinas. As grandes empresas têm mais poder de resistência”. A linha de crédito será viabilizada por meio de crédito extraordinário, permanecendo fora do limite do arcabouço fiscal.
Estratégia diplomática jurídica
Além da injeção de capital, a estratégia brasileira se estende a frentes diplomáticas e jurídicas. O governo incentivará os empresários a recorrerem à Justiça americana. “Vamos incentivar os empresários a brigar pelos mercados. Não dá para dar de barato a taxação do Trump. Tem leis nos Estados Unidos, e a gente pode abrir processo. Eles podem brigar lá”, explicou Lula. A busca por novos mercados e medidas de reciprocidade estão em análise.
Reações políticas econômicas
O pacote provocou debates no cenário político. Partidários do governo atribuíram a escalada de tensões comerciais a articulações de políticos brasileiros junto ao governo americano. O presidente, em entrevista, assegurou que a taxação “não ficará impune” e que os cidadãos americanos “vão sofrer as consequências”. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, por sua vez, garantiu: “as medidas estão 100% prontas”.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










