25.5 C
Brasília
05 dez 2025 16:27

Ações educativas reforçam segurança e prevenção à criminalidade no DF

Iniciativas da SSP-DF alcançam mais de 4,5 mil pessoas no primeiro semestre de 2025

A Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) intensificou, no primeiro semestre deste ano, sua política de prevenção à criminalidade por meio de iniciativas educativas e interinstitucionais voltadas à promoção da cultura de paz, à valorização da vida e ao fortalecimento de redes de proteção social. Coordenadas pela Subsecretaria de Prevenção à Criminalidade (Suprec), por meio da Coordenação de Políticas de Segurança para a Juventude e Outros Grupos Vulneráveis (Cojuv), as ações impactaram diretamente mais de 4.500 pessoas.

Com foco em crianças, adolescentes, idosos e servidores públicos, os projetos implementados nesse período integram a política de segurança integral. “Reconhecemos a prevenção como eixo estruturante das estratégias de segurança pública. Esse formato tem se consolidado como instrumento essencial para a redução da violência. Estamos investindo na formação cidadã, no diálogo e no fortalecimento de vínculos sociais como forma de enfrentar os fatores de risco e promover a segurança com inclusão e respeito”, afirma o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar.

Para a subsecretária de Prevenção à Criminalidade, Regilene Siqueira, a prevenção qualificada é parte fundamental da estratégia de segurança pública do Distrito Federal. “Ao desenvolvermos ações com base em evidências, voltadas a públicos vulnerabilizados e integradas, ampliamos a efetividade da atuação de nossas políticas. Os resultados apresentados reforçam a importância de um modelo de prevenção qualificada”, afirma.

Capacitação e transformação institucional

Entre os destaques do semestre está o curso Ressignificar: Proteção Integral às Mulheres, que capacitou mais de 400 servidores da SSP-DF, do Sistema Socioeducativo e do Detran-DF. A formação, de caráter obrigatório, tem como objetivo promover uma mudança institucional no enfrentamento à violência de gênero, reforçando posturas de acolhimento, escuta ativa e proteção às vítimas. As forças de segurança também realizam a capacitação.

Cidadania

Outro projeto de relevância é o Programa Formativo de Promotores de Segurança Cidadã, que formou 720 estudantes da rede pública do ensino médio como multiplicadores da cultura de paz nas comunidades escolares. A formação incluiu palestras e oficinas sobre direitos humanos, mediação de conflitos, bullying, cyberbullying, violência sexual infantojuvenil e uso consciente das redes sociais. Ao final do processo, os alunos receberam certificados simbólicos, sendo reconhecidos como agentes de transformação em seus territórios.

Entre os destaques do semestre está o curso Ressignificar: Proteção Integral às Mulheres, que capacitou mais de 400 servidores da SSP-DF, do Sistema Socioeducativo e do Departamento de Trânsito (Detran)

“O fortalecimento de vínculos com a comunidade escolar, órgãos públicos e sociedade civil tem sido fundamental para a construção de uma rede de proteção sólida e efetiva”, destaca o titular da Cojuv, Henrique Neuto Tavares. “Essa integração mostra que a política de segurança cidadã está avançando e gerando resultados transformadores”, completa.

Para solicitar a apresentação da Turminha Mais Segura, a escola interessada deverá entrar em contato pelo email [email protected].

Integralidade

Outro projeto colocado em prática no primeiro semestre deste ano é o Turminha Mais Segura. Com foco no público infantil, o projeto utiliza linguagem lúdica e personagens animados. Ao todo, 2.800 crianças foram atendidas com atividades teatrais e dinâmicas voltadas à convivência cidadã e à prevenção da violência.

Já o projeto Conectados e Protegidos, voltado à população idosa, promoveu oficinas de pintura e fotografia, trabalhando temas como valorização pessoal, protagonismo e prevenção à violência contra a pessoa idosa. Ao todo, mais de 480 participantes foram atendidos.

Ações previstas

Para o segundo semestre de 2025, está prevista a ampliação do número de turmas do curso Ressignificar, a expansão territorial do programa Promotores de Segurança Cidadã e o lançamento da segunda edição do Conectados e Protegidos, que trará como foco principal a proteção emocional e relacional da pessoa idosa.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...