Ações educativas reforçam segurança e prevenção à criminalidade no DF

Iniciativas da SSP-DF alcançam mais de 4,5 mil pessoas no primeiro semestre de 2025

A Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) intensificou, no primeiro semestre deste ano, sua política de prevenção à criminalidade por meio de iniciativas educativas e interinstitucionais voltadas à promoção da cultura de paz, à valorização da vida e ao fortalecimento de redes de proteção social. Coordenadas pela Subsecretaria de Prevenção à Criminalidade (Suprec), por meio da Coordenação de Políticas de Segurança para a Juventude e Outros Grupos Vulneráveis (Cojuv), as ações impactaram diretamente mais de 4.500 pessoas.

Com foco em crianças, adolescentes, idosos e servidores públicos, os projetos implementados nesse período integram a política de segurança integral. “Reconhecemos a prevenção como eixo estruturante das estratégias de segurança pública. Esse formato tem se consolidado como instrumento essencial para a redução da violência. Estamos investindo na formação cidadã, no diálogo e no fortalecimento de vínculos sociais como forma de enfrentar os fatores de risco e promover a segurança com inclusão e respeito”, afirma o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar.

Para a subsecretária de Prevenção à Criminalidade, Regilene Siqueira, a prevenção qualificada é parte fundamental da estratégia de segurança pública do Distrito Federal. “Ao desenvolvermos ações com base em evidências, voltadas a públicos vulnerabilizados e integradas, ampliamos a efetividade da atuação de nossas políticas. Os resultados apresentados reforçam a importância de um modelo de prevenção qualificada”, afirma.

Capacitação e transformação institucional

Entre os destaques do semestre está o curso Ressignificar: Proteção Integral às Mulheres, que capacitou mais de 400 servidores da SSP-DF, do Sistema Socioeducativo e do Detran-DF. A formação, de caráter obrigatório, tem como objetivo promover uma mudança institucional no enfrentamento à violência de gênero, reforçando posturas de acolhimento, escuta ativa e proteção às vítimas. As forças de segurança também realizam a capacitação.

Cidadania

Outro projeto de relevância é o Programa Formativo de Promotores de Segurança Cidadã, que formou 720 estudantes da rede pública do ensino médio como multiplicadores da cultura de paz nas comunidades escolares. A formação incluiu palestras e oficinas sobre direitos humanos, mediação de conflitos, bullying, cyberbullying, violência sexual infantojuvenil e uso consciente das redes sociais. Ao final do processo, os alunos receberam certificados simbólicos, sendo reconhecidos como agentes de transformação em seus territórios.

Entre os destaques do semestre está o curso Ressignificar: Proteção Integral às Mulheres, que capacitou mais de 400 servidores da SSP-DF, do Sistema Socioeducativo e do Departamento de Trânsito (Detran)

“O fortalecimento de vínculos com a comunidade escolar, órgãos públicos e sociedade civil tem sido fundamental para a construção de uma rede de proteção sólida e efetiva”, destaca o titular da Cojuv, Henrique Neuto Tavares. “Essa integração mostra que a política de segurança cidadã está avançando e gerando resultados transformadores”, completa.

Para solicitar a apresentação da Turminha Mais Segura, a escola interessada deverá entrar em contato pelo email [email protected].

Integralidade

Outro projeto colocado em prática no primeiro semestre deste ano é o Turminha Mais Segura. Com foco no público infantil, o projeto utiliza linguagem lúdica e personagens animados. Ao todo, 2.800 crianças foram atendidas com atividades teatrais e dinâmicas voltadas à convivência cidadã e à prevenção da violência.

Já o projeto Conectados e Protegidos, voltado à população idosa, promoveu oficinas de pintura e fotografia, trabalhando temas como valorização pessoal, protagonismo e prevenção à violência contra a pessoa idosa. Ao todo, mais de 480 participantes foram atendidos.

Ações previstas

Para o segundo semestre de 2025, está prevista a ampliação do número de turmas do curso Ressignificar, a expansão territorial do programa Promotores de Segurança Cidadã e o lançamento da segunda edição do Conectados e Protegidos, que trará como foco principal a proteção emocional e relacional da pessoa idosa.

PCDF investiga suspeitos de planejar atentados no período eleitoral

Por Kleber Karpov A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF)...

Brasil repudia revogação de visto de embaixadora nos EUA por parte do governo de Trump

Por Kleber Karpov O governo brasileiro repudiou, nesta terça-feira (4),...

Grupo de 25 estados dos EUA contestam tarifas de Trump na Justiça

Por Kleber Karpov Um grupo de 25 estados norte-americanos, liderados...

Gabriela Hardt ex-juíza da Lava Jato é afastada por dois anos pelo CNJ

Por Kleber Karpov O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu,...

CNJ acaba com aposentadoria compulsória como punição máxima para juiz

Por Kleber Karpov O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou,...

Carol Dartora aciona TSE para impedir retrocesso no financiamento de candidaturas negras

Por Kleber Karpov A deputada federal Carol Dartora (PT-PR) encaminhou...

Destaques

Queima de lixo e vegetação é crime ambiental e eleva risco de incêndio durante o período de seca

Por Kleber Karpov A queima de lixo, vegetação e restos...

Secretaria libera R$ 42,1 milhões para pagamento do Cartão Gás, Cartão Prato Cheio e DF Social

Por Kleber Karpov Um total de R$ 42,1 milhões foi...

PCDF investiga suspeitos de planejar atentados no período eleitoral

Por Kleber Karpov A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF)...

Brasil repudia revogação de visto de embaixadora nos EUA por parte do governo de Trump

Por Kleber Karpov O governo brasileiro repudiou, nesta terça-feira (4),...

Grupo de 25 estados dos EUA contestam tarifas de Trump na Justiça

Por Kleber Karpov Um grupo de 25 estados norte-americanos, liderados...