18.5 C
Brasília
05 dez 2025 05:16

Projeto Luz, Som e Ação forma 60 mulheres em cursos técnicos de Roadie e Iluminação, impulsionando inclusão no mercado cultural do DF

Iniciativa da Guia Acessibilidade Inclusiva, com apoio do FAC-DF, capacitou mulheres de 20 regiões administrativas, incluindo pessoas com deficiência

O projeto Luz, Som e Ação, que ofereceu formação técnica gratuita para mulheres em áreas tradicionalmente masculinas da cultura, encerrou sua primeira edição com resultados expressivos: 60 alunas certificadas em cursos de Roadie e Técnica de Iluminação, realizados no Instituto Federal de Brasília (IFB) do Recanto das Emas e no Jovem de Expressão, em Ceilândia. Com 116 inscritas de 20 regiões do Distrito Federal, a iniciativa, viabilizada pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC) e pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do DF, demonstra o potencial de políticas públicas para reduzir desigualdades de gênero no setor cultural.

Quebrando barreiras: mulheres nos bastidores da cultura

Com turmas formadas majoritariamente por mulheres de 25 a 34 anos (53,4%), o projeto destacou-se pela diversidade territorial: Ceilândia (19,8%) e Taguatinga (13,8%) foram as cidades com maior representatividade. Além disso, 13,5% das participantes eram pessoas com deficiência, garantindo acessibilidade com recursos como audiodescrição e intérpretes de Libras.

“Mais do que uma formação técnica, o projeto Luz, Som e Ação é um movimento pela equidade. Montar palco, operar luz ou som não é, e nunca foi, exclusividade de um grupo. Queremos abrir caminhos para talentos que historicamente foram deixados de fora”, afirma Ellen Oliveira, idealizadora do projeto.

A facilitadora do curso de iluminação, Zizi Antunes, destaca que o projeto traz inovação e uma oportunidade única para a mão de obra feminina na área técnica de eventos. “Além de quebrar o paradigma do preconceito, como a ideia de que mulheres não teriam capacidade física para funções em iluminação ou montagem, o trabalho dessas profissionais precisa ser reconhecido. Este curso está formando novos talentos, preparadas para o mercado”, enfatiza Zizi.

Depoimentos que inspiram

Os cursos não apenas capacitaram, mas mudaram trajetórias. Clara Lua, aluna de Roadie, elogiou a didática da instrutora e a escolha por turmas exclusivas: “A Guia acertou em abrir essa oportunidade só para mulheres. Pela minha vontade, o curso teria mais aulas, eu continuaria aprendendo!”.

Para Rafaela Xavier o curso possibilitou uma reconexão pessoal: “Saí sabendo por onde começar a me inserir na área, e o ambiente só de mulheres foi fundamental para me sentir confiante”.

Na turma de Iluminação, Mariana Aguiar saiu com novos olhos para a técnica: “Entrei sem nenhuma noção e hoje vejo a luz como ferramenta artística. O curso foi impecável. Só queria mais dias “.

Mercado em expansão: economia criativa no DF abre portas para técnicas qualificadas

O Distrito Federal consolida-se como um dos principais pólos da economia criativa no país, segundo o Mapeamento da Indústria Criativa 2025, realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). O estudo, que analisa setores como audiovisual, música, artes cênicas e expressões culturais, posiciona Brasília como o maior centro produtivo fora do eixo Rio-São Paulo, um cenário que amplia oportunidades para profissionais qualificados nos bastidores da cultura.

Dados do Sebrae-DF reforçam esse potencial: hoje, a capital federal conta com 130 mil trabalhadores formais na economia criativa, que movimentam cerca de R$ 10 bilhões por ano. “Esse mercado aquecido demanda mão de obra especializada, e as alunas do Luz, Som e Ação estão prontas para ocupar esses espaços”, destaca Ellen Oliveira.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...