25.5 C
Brasília
05 dez 2025 16:50

Até 43 anos: PGR pede condenação de Bolsonaro por liderar golpe de Estado

Outros sete réus também tiveram condenação solicitada pela PGR. Julgamento deve ser realizado em setembro

Por Kleber Karpov

O procurador-geral da Procuradoria-Geral da República (PGR), Paulo Gonet pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF), na segunda-feira (14/Jul), a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL/RJ), a um total de 43 anos de prisão. Outros sete réus julgados no núcleo 1 da trama golpista também tiveram pedidos de condenação por parte da PGR.

A manifestação da PGR, em documento com 517 páginas, deve compor as alegações e faz parte do rito da última parte do julgamento dos acusados no STF. Nela, Gonet defendeu que a condenação de Bolsonaro, e os demais réus do núcleo 1, sejam condenados pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.

Para Gonet, Bolsonaro liderou a organização criminosa na condição de “principal articulador e maior beneficiário” das ações para tentar implantar um golpe de Estado no país em 2022. Mais que isso, para o PGR, o ex-presidente instrumentalizou o aparato estatal e operou em “esquema persistente” de ataque às instituições públicas e ao processo sucessório após o resultado das eleições presidenciais.

“Com o apoio de membros do alto escalão do governo e de setores estratégicos das Forças Armadas, mobilizou sistematicamente agentes, recursos e competências estatais, à revelia do interesse público, para propagar narrativas inverídicas, provocar a instabilidade social e defender medidas autoritárias”.

Paulo Gonet
Procurador-geral da República

Núcleo 1

Além de Bolsonaro, compõem a lista de réus, do núcleo 1, o general do Exército, ex-ministro e vice de Bolsonaro na chapa das eleições de 2022, Walter Braga Netto, o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno, o general do Exército, e ex-ministro da Defesa, Paulo Sergio Nogueira, o ex-comandante da Marinha Brasileira, o almirante, Almir Garnier Santos , o ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem, o ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Estado de Segurança Pública do DF, Anderson Torres e, ex=ajudante de ordens do ex=presidente, o delator, Mauro Cid.

Esses envolvido, nos pedidos realizados por parte da PGR, o procurador-geral pede penas máximas que ultrapassam os 30 anos de prisão. Isso com a ressalva de Cid que pode ter a pena suspensa em decorrência da delação premiada, acordada com a Polícia Federal (PF), ainda na false das investigações.

Penalidades

Na manifestação, a PGR reafirmou as acusações contra o réu com as seguinte penalidades máximas. Importante observar que embora as penalidades máximas possam ultrapassar os 40 anos, caberá ao STF estabelecer a dosimetria da pena no decorrer do julgamento.

  • liderar organização criminosa armada: até 17 anos de reclusão;
  • tentativa de abolição violenta do Estado democrático de Direito: até 8 anos de prisão;
  • golpe de Estado: máxima de 12 anos de reclusão
  • dano qualificado pela violência e grave ameaça, contra o patrimônio da União, e com considerável prejuízo para a vítima: pena máxima de 3 anos de prisão;
  • deterioração de patrimônio tombado: até 3 anos de prisão.



Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 

Depositphotos Parceiro Política Distrital

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...