19.5 C
Brasília
21 mar 2026 10:17

Comércio paulista fechou 3 mil vagas em março, diz FecomércioSP

Queda no consumo, juros e alta na inadimplência estão entre razões

Por Bruno Bocchini

O saldo de empregos no comércio no estado de São Paulo registrou déficit no mês de março, com a diminuição de 3.313 vagas de trabalho, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (11) pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

Foram contabilizadas 149.357 demissões e 146.044 admissões, resultado influenciado principalmente pelo desempenho do varejo. No mesmo mês de 2024, o setor havia registrado superávit de 8.447 vagas.

“A queda no consumo, os juros elevados, o aumento na inadimplência e a menor confiança em relação à economia foram os principais fatores que influenciaram esse resultado”, destacou a FecomércioSP.

Segundo a federação, o mercado de trabalho pode estar antecipando uma desaceleração econômica, ainda que os dados do Produto Interno Bruto (PIB) e das vendas não reflitam esse movimento.

“Caso os próximos meses confirmem a tendência negativa observada até aqui, os impactos poderão se estender ao emprego, à renda e à atuação do comércio e dos serviços como um todo”, analisa em nota.

Alta nos serviços

Já o setor de serviços fechou o mês de março com superávit de 20.301 postos de trabalho. No mesmo mês de 2024, o resultado havia sido um superávit de 45.385 vagas.

Segundo a FecomercioSP, setores como saúde; informação e comunicação; e especialmente, transporte, armazenagem e correio, ganharam tração em março, “indicando a continuidade das tendências estruturais, como demanda logística, digitalização e serviços essenciais, e ajudando a compensar a perda de fôlego em áreas mais cíclicas”.

Circulação do vírus da gripe está em alta em várias regiões do país

Por Kleber Karpov A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou, por...

Prazo para pagar segunda parcela do IPVA começa segunda (23)

Por Kleber Karpov Proprietários de veículos no Distrito Federal que...

DF deve cotar com 48 pontos de vacinação neste sábado (21)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Dentistas em UTIs ajudam a prevenir infecções e podem salvar vidas

Por Kleber Karpov A atuação de cirurgiões-dentistas em Unidades de...

Destaques

Circulação do vírus da gripe está em alta em várias regiões do país

Por Kleber Karpov A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou, por...

Ministério da Saúde se reúne com Banco dos BRICS para avançar implantação da rede nacional de hospitais inteligentes

Por Kleber Karpov O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, cumpriu...

Estudante de Planaltina assume Secretaria de Justiça e Cidadania por um dia e vivência rotina de gestão

Por Kleber Karpov A estudante Ana Luísa Silva Pereira, de...

Prazo para pagar segunda parcela do IPVA começa segunda (23)

Por Kleber Karpov Proprietários de veículos no Distrito Federal que...

DF deve cotar com 48 pontos de vacinação neste sábado (21)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...