Gripe: cidade de São Paulo amplia vacinação para população acima de 6 meses

Doses estão disponíveis de segunda a sábado, das 7h às 19h

Por Flávia Albuquerque 

A partir desta segunda-feira (19), a vacinação contra o Influenza, o vírus causador da gripe, está ampliada para toda a população da capital paulista a partir dos 6 meses de idade. As doses estão disponíveis nas unidades básicas de saúde (UBSs) de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e, aos sábados, nas assistências médicas ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, no mesmo horário.

“Essa ampliação da imunização para pessoas acima de 6 meses é importante para proteger toda a população, além de prevenir o agravamento das doenças respiratórias principalmente nesta época de sazonalidade”, disse o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.

De acordo com a prefeitura, em 2025, a campanha de imunização contra a gripe teve início no dia 28 de março, contemplando as pessoas acima de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas e pessoas com doenças crônicas.

Essa etapa também abrangeu povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores de saúde e da educação; profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo; trabalhadores portuários; trabalhadores dos correios, a população e os funcionários do sistema prisional.

Balanço

Até terça-feira (13), 1.095.488 doses da vacina contra a gripe foram aplicadas, totalizando quase 25% de cobertura entre o grupo prioritário, composto por cerca de 4,8 milhões de pessoas em todo o município de São Paulo. Em 2024, foram aplicadas mais de 3,8 milhões de doses de vacina contra a influenza, e a cobertura entre os grupos prioritários chegou a 61,11%.

A gripe é transmitida por meio das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar e por meio indireto, quando as mãos levam o vírus até a boca, olhos e nariz, após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias.

Lavar as mãos com frequência, usar máscaras, cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar e manter os ambientes arejados ajudam na prevenção da gripe.

 

GDF libera R$ 35 milhões para pagamento do Cartão Prato Cheio e DF Social

Investimento beneficia 130 mil famílias do Prato Cheio e...

Brasil bate recorde de transplantes em 2025 com 31 mil procedimentos

Por Kleber Karpov O Brasil atingiu um recorde histórico no...

Anvisa deve monitorar efeitos colaterais de canetas emagrecedoras

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

5ª fase da Operação Compliance Zero da PF tem Ciro Nogueira como um dos alvos

Por Kleber Karpov O senador Ciro Nogueira (Progressistas-PI) está entre...

Unidades Odontológicas Móveis levam saúde bucal a todo DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Espetáculo inspirado em Shakespeare aborda combate à violência contra mulheres

Por Kleber Karpov O Coletivo Artístico CeinCena apresenta, neste final...

Destaques

GDF libera R$ 35 milhões para pagamento do Cartão Prato Cheio e DF Social

Investimento beneficia 130 mil famílias do Prato Cheio e...

Brasil bate recorde de transplantes em 2025 com 31 mil procedimentos

Por Kleber Karpov O Brasil atingiu um recorde histórico no...

Anvisa deve monitorar efeitos colaterais de canetas emagrecedoras

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

5ª fase da Operação Compliance Zero da PF tem Ciro Nogueira como um dos alvos

Por Kleber Karpov O senador Ciro Nogueira (Progressistas-PI) está entre...

Operação Vagas Especiais do Detran-DF flagra 75 veículos estacionados irregularmente em Águas Claras

Por Kleber Karpov O Departamento de Trânsito do Distrito Federal...