Música e literatura no lançamento do 2º Prêmio Candango de Literatura

Sala Martins Pena recebe show em tributo a Clodo Ferreira e celebra a abertura das inscrições de concurso literário internacional

A cultura movimentará o coração de Brasília no dia 9 de maio. A Sala Martins Pena do Teatro Nacional Claudio Santoro será o cenário do lançamento do Prêmio Candango de Literatura 2025, voltado para países de língua portuguesa. Com a presença de autoridades e personalidades do mundo literário, a noite terá como destaque o show inédito Clodo Ferreira – Existência, uma homenagem ao cantor, compositor, escritor, fotógrafo e professor Clodo Ferreira (1951–2024), artista de forte ligação com o universo das palavras.

O secretário de Cultura e Economia Criativa, Claudio Abrantes, destacou que o Prêmio Candango de Literatura é uma celebração da identidade cultural brasileira, promovendo a leitura como instrumento de transformação e fortalecendo os laços com os países lusófonos: “Para coroar esta edição, o show em homenagem a Clodo Ferreira reconhece a trajetória de um artista multifacetado, cuja obra é um patrimônio vivo da cultura brasileira”.

O espetáculo, apresentado por João Ferreira e Pedro Ferreira, filhos de Clodo, aposta em um formato intimista, com vozes, violão e percussão. O repertório inclui canções de Constelação de Palavras (2024), último álbum do artista, além de sucessos como Cebola Cortada e Mentira da Saudade. Mais do que uma apresentação musical, o show é um tributo ao talento de Clodo, cuja trajetória dialogava profundamente com a palavra escrita – essência do Prêmio Candango de Literatura.

“Meu pai deixou muita coisa pronta e inédita, entre músicas, livros e outros trabalhos, além de tudo o que já havia lançado. O legado é enorme, e queremos que sua obra continue reverberando por aí”, afirma João. “A ideia da homenagem, de manter viva sua obra, nasceu no dia em que ele faleceu, e chegou a hora de compartilhar isso com o público. A gente sente muita falta dele, mas ficamos felizes com essa oportunidade dada pelo Prêmio Candango de Literatura”, completa Pedro.

O evento também será uma oportunidade para o público conferir o resultado da reforma da Sala Martins Pena. Patrimônio da arquitetura modernista, o espaço projetado por Oscar Niemeyer começa a resgatar sua vocação de palco da efervescência artística no coração do país. A proposta é reforçar Brasília como um polo cultural vibrante, que valoriza suas raízes e oferece experiências de alta qualidade acessíveis a todos.

Clodo Ferreira foi cantor, compositor e escritor

Sobre o Prêmio Candango de Literatura

Realizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF), em parceria com o Instituto Casa de Autores, o Prêmio Candango de Literatura chega à segunda edição em 2025, consolidando-se como um importante reconhecimento internacional para obras e projetos em língua portuguesa.

As inscrições são gratuitas e estarão abertas de 10 de maio a 25 de junho para autores, designers e responsáveis por projetos pedagógicos dos países lusófonos. Serão distribuídos R$ 195 mil em prêmios em sete categorias:

  • Melhor Romance
  • Melhor Livro de Contos
  • Melhor Livro de Poesia
  • Prêmio Brasília (exclusivo para autores do DF)
  • Melhor Capa
  • Melhor Projeto Gráfico
  • Melhor Iniciativa de Incentivo à Leitura

O processo de seleção contará com a curadoria de João Anzanello Carrascoza, escritor e contista premiado. A cerimônia de premiação será realizada em 31 de outubro, também na Sala Martins Pena. Para mais informações, acesse @premiocandangodeliteratura.

2º Prêmio Candango de Literatura – Show Clodo Ferreira – Existência

Lançamento: 9 de maio, às 19h
Local: Sala Martins Pena do Teatro Nacional Claudio Santoro
Classificação: Livre
Entrada: Gratuita (acesso por ordem de chegada, respeitando a capacidade do espaço)

 

Juiz do TRE-DF manda Rollemberg suspender impulsionamento de vídeo contra Celina Leão

Por Kleber Karpov O juiz auxiliar do Tribunal Regional Eleitoral...

Procurador do MPDFT requisita esclarecimentos da Sedes sobre orçamento do acolhimento

Por Kleber Karpov O procurador distrital dos direitos do cidadão...

Agentes de saúde intensificam vistorias preventivas contra escorpiões no DF

Por Kleber Karpov Agentes de saúde e de vigilância ambiental...

Placar de 4 a 0: Ministros do TSE formam maioria para manter suspensão da campanha de Deltan Dallagnol ao Senado

Por Kleber Karpov Ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) formaram...

Gestores do MEC estreiam grade especial de TV para reforçar preparação ao Enem

Por Kleber Karpov Gestores do Ministério da Educação (MEC) iniciaram,...

Alexandre de Moraes se declara impedido em ação sobre visitas da esposa ao Senado

Por Kleber Karpov O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF),...

Phesgo: Anvisa manda apreender medicamento falsificado para câncer de mama

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvis)...

Destaques

Juiz do TRE-DF manda Rollemberg suspender impulsionamento de vídeo contra Celina Leão

Por Kleber Karpov O juiz auxiliar do Tribunal Regional Eleitoral...

Celina Leão inicia ações do GDF na sua Porta no Gama e ratifiac veto a aumento de tarifa de ônibus

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão...

Procurador do MPDFT requisita esclarecimentos da Sedes sobre orçamento do acolhimento

Por Kleber Karpov O procurador distrital dos direitos do cidadão...

Agentes de saúde intensificam vistorias preventivas contra escorpiões no DF

Por Kleber Karpov Agentes de saúde e de vigilância ambiental...

Placar de 4 a 0: Ministros do TSE formam maioria para manter suspensão da campanha de Deltan Dallagnol ao Senado

Por Kleber Karpov Ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) formaram...