19.5 C
Brasília
04 fev 2026 10:35

Mais de 250 profissionais e acadêmicos da área de saúde debatem vacinação e doenças imunopreveníveis

Evento se destaca pelo compartilhamento de experiências bem-sucedidas para proteger a população. Em 2024, a SES-DF aplicou mais de 2,2 milhões de doses

Por Humberto Leite

Brasília é palco, nesta quarta (2) e quinta-feira (3), de um dos principais encontros a respeito da vacinação e das doenças imunopreveníveis, isto é, aquelas que podem ser evitadas pela imunização coletiva. O VIII Fórum de Imunização e o V Fórum de Doenças Imunopreveníveis são promovidos pela Secretaria de Saúde (SES-DF) e têm a participação de 250 profissionais das redes pública e privada, além de estudantes e pesquisadores da área.

“As estratégias de imunização exigem cada vez mais de nós, como profissionais, novas abordagens para que as pessoas se sintam seguras”, afirma o subsecretário de Vigilância à Saúde, Fabiano dos Anjos Martins, durante a cerimônia de abertura, realizada no Instituto Serzedello Corrêa. O combate às fake news, a comunicação e o correto esclarecimento tanto da população em geral quanto dos profissionais de saúde estão no foco. “Não podemos deixar de debater estratégias para combater a hesitação vacinal”, completa.

A programação inclui temas como monitoramento do sarampo, dengue, poliomielite, coqueluche, pneumonias e doenças respiratórias. Também haverá debates sobre a recusa vacinal, tanto por parte de adultos quanto por pais de crianças.

Subsecretário de Vigilância à Saúde, Fabiano dos Anjos, destaca a importância da comunicação para promover as campanhas de vacinação e evitar fake news. Foto: Ualisson Noronha/Agência Saúde-DF

Entre as experiências a serem compartilhadas estão o Carro da Vacina, iniciativa para levar imunizantes a regiões isoladas e socialmente vulneráveis do DF; e o uso de ferramentas digitais para análise epidemiológica e gestão estratégica da vigilância em saúde.

Vacinação no DF

Somente em 2024, foram aplicadas mais de 2,2 milhões de vacinas na Atenção Primária à Saúde, com destaque para o imunizante contra a gripe, com 792 mil doses administradas.

Os números revelam ainda o esforço da SES-DF em ampliar o acesso à imunização: quase 25 mil doses foram aplicadas em escolas e creches; outras 9,6 mil em atividades itinerantes e 1,3 mil doses foram levadas até abrigos. A SES-DF registrou ainda 2,2 mil vacinas aplicadas em pacientes em cuidados domiciliares.

Entre as experiências a serem compartilhadas estão o Carro da Vacina, iniciativa para levar imunizantes a regiões isoladas e socialmente vulneráveis do DF. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

Saúde anuncia 3 mil vagas de residência e 900 para especialistas

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde lançou nesta terça-feira...

STM recebe pedido de perda de patente de Bolsonaro e mais 4 oficiais

Por Kleber Karpov O Superior Tribunal Militar (STM) recebeu nesta...

Anvisa proíbe venda de leite condensado e dois suplementos

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

CLDF promove, nesta quarta (4), solenidade pelo Dia Mundial de Combate ao Câncer

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

Monitoramento: Hospitais e UPAs do DF ganham reforço na segurança

Por Kleber Karpov Hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs)...

Reduz número de pedestres e ciclistas mortos no trânsito do DF em 2025

Por Kleber Karpov Dados estatísticos divulgados pelo Departamento de Trânsito...

Hospital de Ceilândia reinaugura pediatria após reforma

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Saúde do...

Destaques

Saúde anuncia 3 mil vagas de residência e 900 para especialistas

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde lançou nesta terça-feira...

STM recebe pedido de perda de patente de Bolsonaro e mais 4 oficiais

Por Kleber Karpov O Superior Tribunal Militar (STM) recebeu nesta...

Anvisa proíbe venda de leite condensado e dois suplementos

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

CLDF promove, nesta quarta (4), solenidade pelo Dia Mundial de Combate ao Câncer

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

Com mais de R$ 16 milhões em recursos, Gama e Santa Maria devem receber novas unidades de saúde

Por Kleber Karpov Moradores do Gama e Santa Maria, no...