19.5 C
Brasília
06 dez 2025 02:29

IGESDF realizou acolhimento de novos residentes nesta quinta (20)

Cerimônia marcou a chegada de 28 profissionais, distribuídos entre as especialidades de nutrição, fisioterapia, enfermagem e farmácia

O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), por meio da Diretoria de Ensino e Pesquisa (Diep), em parceria com a Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu), realizou nesta quinta-feira (20) a recepção oficial da sétima turma do Programa de Residência Multiprofissional. O evento, organizado no auditório do Hospital de Base, marcou a chegada de 28 novos residentes, distribuídos entre as especialidades de nutrição, fisioterapia, enfermagem e farmácia.

Além de apresentar a estrutura do programa e seus regulamentos, a cerimônia contou com a entrega de uniformes aos profissionais. Segundo o gerente de Ensino da Diep, Paulo Estevão, a iniciativa busca valorizar os residentes e proporcionar mais identidade ao grupo: “São 14 residentes do primeiro ano (R1) e 14 do segundo ano (R2). Após dois anos de formação, eles saem com o título de especialista”.

De acordo com Emanuela Ferraz, diretora da Diep, a entrega dos uniformes é uma forma de fortalecer a identidade dos residentes e valorizar sua atuação. “São profissionais que merecem reconhecimento e acolhimento. É fundamental que aprendam com os melhores tutores e criem um vínculo com o atendimento realizado no Sistema Único de Saúde”, declarou.

Além de apresentar a estrutura do programa e seus regulamentos, a cerimônia contou com a entrega de uniformes aos profissionais

Atuação nas unidades do DF

Os residentes atuarão majoritariamente no Hospital de Base, onde farão rodízios entre as unidades de Oncologia e Urgência, e Emergência. Além disso, terão a oportunidade de realizar estágios optativos em instituições parceiras, como o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o Hospital das Forças Armadas (HFA), o Hospital da Criança de Brasília (HCB) e o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM).

“Eles realizam rodízios nessas unidades, mas a maior parte do tempo será no Hospital de Base. Com isso, conseguimos oferecer uma formação mais abrangente, com experiências diversas dentro da rede de saúde do DF”, destacou Égle Pires, chefe do Núcleo de Ensino.

O programa de residência exige dedicação integral dos participantes, incluindo dois dias por semana voltados ao eixo teórico, sob supervisão de preceptores e tutores. “Nossos profissionais acompanham os residentes em todas as áreas do programa, garantindo que a formação seja sólida e alinhada às boas práticas da saúde”, concluiu Paulo Estevão.

Destaques

Vigilantes articulam votação de projeto sobre aposentadoria especial na próxima terça-feira (9)

Por Kleber Karpov A inclusão do Projeto de Lei Complementar...

PL de Ana Paula Brandão na Câmara defende exame de proficiência obrigatório para Enfermagem

Por Kleber Karpov O debate sobre a segurança do paciente...

Cofen e Frente Parlamentar articulam inclusão de técnicos e auxiliares no plenário da autarquia

Por Kleber Karpov O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e...

Ibaneis Rocha reúne administradores regionais e destaca legado de gestão em almoço oficial

Por Kleber Karpov O governador Ibaneis Rocha (MDB) recebeu os...

Atenção Primária: Médico de família coordena assistência em 172 Unidades Básicas de Saúde do DF

Por Kleber Karpov A rede pública de saúde do Distrito...