20.5 C
Brasília
22 mar 2026 02:30

Saúde mental: MPDFT realiza vistoria no Hospital São Vicente de Paulo

A inspeção, que ocorreu nesta terça-feira, 11 de fevereiro, foi realizada após a divulgação de relatório sobre morte de paciente

A 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde (Prosus) inspecionou, nesta terça-feira, 11 de fevereiro, as dependências do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP). A visita ocorreu com o objetivo de verificar a situação da unidade de tratamento psiquiátrico após a publicação do relatório do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT) e a morte de uma paciente dentro do hospital em dezembro do ano passado.

O promotor de justiça da 2ª Prosus Clayton Germano esteve no local e ressaltou que “os fatos estão sendo apurados em feitos apartados e serão necessárias novas diligências, tais como oitivas, requisição de documentos e laudos, para sua conclusão”. Na ocasião, também foi observado se a unidade está garantido os direitos e proteção das pessoas atendidas no local, conforme a Lei nº 10.216/2011, além de acompanhar a desinstitucionalização de pacientes psiquiátricos, tendo em vista o disposto na Lei distrital nº 975/1995.

No documento produzido pelo MNPCT, foram destacados pontos como estrutura; recursos humanos e perfil do público atendido; alimentação e assistência material; projeto terapêutico; práticas disciplinares e contato externo; e desinstitucionalização.

O diretor geral do HSVP, Cassiano Teixeira de Morais; o diretor administrativo, José Elias da Rocha Júnior; e a diretora de atenção à saúde, Pâmela Araújo da Rocha, acompanharam a visita.

FonteMPDFT

Governo Federal fiscalizou 1,1 mil postos de combustíveis para evitar abusos

Por Kleber Karpov O governo federal intensificou a fiscalização em...

Mutirão da Mulher realiza 230 mil procedimentos no fim de semana

Por Pedro Rafael Vilela Um mutirão nacional de saúde, envolvendo...

Planaltina realiza três dias de shows do Festival ExpoMix Brasil

Por Luciene Rodrigues A cidade de Planaltina receberá, pela primeira...

Governador Ibaneis Rocha participa de evento de conscientização contra a violência de gênero

Por Kleber Karpov O governador Ibaneis Rocha participou, na manhã...

CrisDown no HRAN é referência no atendimento a pessoas com a síndrome

Por Kleber Karpov Em celebração ao Dia Internacional da Síndrome...

Destaques

Governo Federal fiscalizou 1,1 mil postos de combustíveis para evitar abusos

Por Kleber Karpov O governo federal intensificou a fiscalização em...

Mutirão da Mulher realiza 230 mil procedimentos no fim de semana

Por Pedro Rafael Vilela Um mutirão nacional de saúde, envolvendo...

II Encontro dos Técnicos em Enfermagem das Cooperativas de Saúde do DF está com inscrições abertas

Por Kleber Karpov O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em...

Profissionais orientam pacientes e acompanhantes sobre prevenção de engasgos no Hospital da Criançaz

Por Kleber Karpov Em comemoração ao Dia Nacional de Atenção...

HBDF realiza mutirão de colonoscopia e reforça prevenção ao câncer de intestino

Por Kleber Karpov O Hospital de Base do Distrito Federal...