Estado de Alerta: Rio de Janeiro confirma primeiro caso de dengue tipo 3 em 2025

Sorotipo não circulava no estado desde 2007

Por Priscila Thereso

A cidade do Rio de Janeiro registrou o primeiro caso de dengue tipo 3 neste ano. A paciente é uma mulher de sessenta anos, moradora de São Paulo. A confirmação foi feita, na tarde dessa quinta-feira (9), pela Secretaria de Estado de Saúde e o caso está em investigação.

O sorotipo 3 da dengue não circula no estado do Rio desde 2007. No ano passado, foram registrados dois casos isolados: um em Paraty, na Costa Verde; e outro em Maricá, na região metropolitana.

A superintendente de Emergências em Saúde Pública da Secretaria de Estado de Saúde, Silvia Carvalho, explica a importância do monitoramento desses casos e detalha os riscos da transmissão.

Por causa do período de chuvas, Silvia reforça o pedido para que a população faça sua parte para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, eliminando a água parada.

Os sintomas da dengue tipo 3 são os mesmos dos tipos 1, 2 e 4, sendo os principais: febre alta, acima de 38 graus; dor no corpo e articulações; náuseas e vômitos; dor atrás dos olhos; mal-estar; falta de apetite; dor de cabeça; manchas vermelhas no corpo.

No ano passado, o estado do Rio registrou mais de 300 mil casos prováveis de dengue, quase 10 mil internações e 232 óbitos. Em todo o país, foram 6,6 milhões de casos prováveis de dengue e 6  mil mortes, segundo o Ministério da Saúde.

Da maquiagem à costura industrial, Fábrica Social inicia formação de 800 novos alunos

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Novo caso de febre amarela é registrado em Lagoinha em São Paulo

Por Kleber Karpov A Secretaria Estadual da Saúde de São...

Celina Leão defende transformar Brasília em hub tecnológico durante reunião do Lide

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas)...

DF bate recorde e alcança 56 mil cirurgias feitas em um ano, anuncia Celina Leão

Por Kleber Karpov O Distrito Federal registrou a marca histórica...

Destaques

Hospital da Região Leste deve realizar 90 cirurgias até sábado (20); média chega a 15 por dia

Por Kleber Karpov Equipes do Hospital da Região Leste (HRL),...

Da maquiagem à costura industrial, Fábrica Social inicia formação de 800 novos alunos

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Novo caso de febre amarela é registrado em Lagoinha em São Paulo

Por Kleber Karpov A Secretaria Estadual da Saúde de São...

Jaques Wagner entra na mira da PF, investigado por ser um dos beneficiários de recursos do Master

Por Kleber Karpov O senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do...

Apesar da herança maldita, Celina Leão mantém liderança com 27,8% das intenções de votos na corrida ao GDF

Por Kleber Karpov A primeira pesquisa eleitoral para o Governo...