25.5 C
Brasília
16 dez 2025 15:36

1ª Caminhada e Corrida do Servidor valoriza categoria e incentiva prática esportiva

Evento será realizado no dia 27 deste mês; percursos terão 3 km de caminhada e 5 km e 10 km de corrida, para público geral, servidores e pessoas com deficiência

Por Catarina Loiola

A 1ª Caminhada e Corrida do Servidor – Circuito Servidor em Movimento vai animar a Praça do Buriti, no Eixo Monumental, no dia 27 deste mês. Fruto de parceria entre a Secretaria de Esporte e Lazer (SEL-DF) e o Instituto Promovendo a Educação, Esporte e Saúde (Ipees), o evento recebeu investimento de aproximadamente R$ 1 milhão, verba originária de emendas parlamentares.

Atividades fazem parte das comemorações do Dia do Servidor Público | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

“É uma forma de incentivar a prática de atividade física e cuidar da saúde mental dos nossos servidores”

Renato Junqueira
secretário de Esporte e Lazer

Foram abertas 2.900 vagas para três percursos: 3 km de caminhada e 5 km e 10 km de corrida, atendendo todos os níveis de condicionamento físico. O total de vagas foi preenchido em apenas uma hora após a abertura do prazo de inscrição, demonstrando a paixão do brasiliense por corridas de rua.

Arte: Divulgação

O evento, que será aberto, ocorre em comemoração ao Dia do Servidor Público, celebrado no dia 28 deste mês. “O principal objetivo é a valorização dos servidores efetivos e comissionados da administração pública, que trabalham para gerar qualidade de vida para a nossa população e melhorias para as nossas cidades”, salienta o secretário de Esporte e Lazer, Renato Junqueira. “É uma forma de incentivar a prática de atividade física e cuidar da saúde mental dos nossos servidores”.

Percursos

Os inscritos vão receber uma ecobag personalizada, viseira, camiseta, número de peito com chip de cronometragem e kit lanche. O participante deve apresentar um documento de identidade com foto e o comprovante de inscrição. A retirada dos itens será entre os dias 25 e 26, das 10h às 18h, no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos Civis da Administração Direta (Sindireta), localizado no Setor de Habitações Coletivas Sul.

A concentração dos atletas vai começar às 6h, e a largada será às 7h. Todos os participantes que completarem a prova em duas horas – tempo limite – receberão medalhas de participação. Além disso, serão premiados com troféus os cinco primeiros colocados na classificação geral do masculino e feminino nas modalidades de 5 km e 10 km para público geral, servidor e pessoa com deficiência.

Cerca de 100 profissionais foram escalados para garantir a organização da corrida, entre brigadistas, seguranças e agentes de saúde, além de uma equipe especializada em apoio logístico. Haverá postos de hidratação, banheiros químicos e ambulâncias ao longo do percurso e na chegada, além de guarda-volumes na área de concentração.

OMS reconhece eliminação da transmissão de HIV de mãe para filho no Brasil

Por Kleber Karpov A Organização Mundial de Saúde (OMS) deve...

Moraes pede extradição de Alexandre Ramagem aos Estados Unidos

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

PF não mede “estatura política” ao investigar desvios em emendas, diz diretor

Por Kleber Karpov O diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei...

Deputada Lucinha se torna ré no Rio por envolvimento com milícia

Por Kleber Karpov O Órgão Especial do Tribunal de Justiça...

Bolsas de estudo para graduação no UDF abrem 74 vagas no DF

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) iniciou...

Semáforos inteligentes devem modernizar 470 cruzamentos no DF

Por Kleber Karpov O Departamento de Trânsito do Distrito Federal...

Chico Vigilante enquadra Zezé Di C(amargo) por “ataques covardes às filhas de Silvio Santos”

Por Kleber Karpov O deputado distrital Chico Vigilante (PT) repudiou...

Destaques

OMS reconhece eliminação da transmissão de HIV de mãe para filho no Brasil

Por Kleber Karpov A Organização Mundial de Saúde (OMS) deve...

Moraes pede extradição de Alexandre Ramagem aos Estados Unidos

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

PF não mede “estatura política” ao investigar desvios em emendas, diz diretor

Por Kleber Karpov O diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei...

Deputada Lucinha se torna ré no Rio por envolvimento com milícia

Por Kleber Karpov O Órgão Especial do Tribunal de Justiça...

Bolsas de estudo para graduação no UDF abrem 74 vagas no DF

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) iniciou...