18.5 C
Brasília
04 fev 2026 04:45

Saúde e assistência social: MPDFT lança novas versões de mapas sociais

Ferramenta oferece panorama do DF, em tempo real, a partir da reunião de dados e indicadores oficiais sobre políticas públicas

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) lança, nesta sexta-feira, 11 de outubro, novo Mapa Social do DF. O Mapa da Atenção Primária à Saúde foi criado para reunir os principais dados e indicadores sobre o funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Distrito Federal. A ferramenta é um desdobramento do Mapa Social da Saúde, que tem o intuito de contribuir com a transparência e oferecer à sociedade um mecanismo eficaz de acompanhamento e fiscalização dos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Na ocasião, também será divulgada a atualização do Mapa Social da Assistência Social, que conterá novos dados de benefícios, informações sobre as refeições comercializadas nos restaurantes comunitários e diversos gráficos de série histórica para acompanhamento dessa política. Os dados são oriundos do Sistema de Assistência Social gerido pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes/DF). Além disso, serão apresentadas novidades nos Mapas de Orçamento e Regulação.

Os lançamentos serão exibidos durante o evento “Ministério Público e Políticas Públicas: Diálogo e Inovação”. Promovido pela Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão (PDDC), o encontro visa consolidar o MPDFT como uma instituição comprometida com o fortalecimento das políticas públicas no Distrito Federal. As inscrições estão abertas ao público em geral e podem ser feitas clicando aqui.

Além da apresentação dos novos Mapas Sociais, o encontro contará com palestra do procurador de justiça aposentado do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) Gregório Assagra, no dia 10 de outubro. No dia 11, o procurador distrital dos direitos do cidadão, Eduardo Sabo, fará palestra sobre a importância da atuação integrada entre Ministério Público, gestores e sociedade civil para o aperfeiçoamento das políticas públicas.Também serão realizadas mesas de debate, com os temas integridade e governança; saúde; educação e infância; assistência social e política antidiscriminatória; e sustentabilidade. Clique aqui para conferir a programação completa.

Mapa Social

O Mapa Social do MPDFT é uma ferramenta que oferece um panorama da realidade social do Distrito Federal a partir da reunião de dados e indicadores oficiais sobre as políticas públicas nas áreas de educação, saúde, assistência social e orçamento.

O projeto é uma iniciativa da Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão (PDDC), em parceria com as secretarias de Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Fazenda, além da Controladoria-Geral do Distrito Federal, do Tribunal de Contas do Distrito Federal e de organizações da sociedade civil. Para conhecer os mapas disponíveis, clique aqui.

FonteMPDFT

Monitoramento: Hospitais e UPAs do DF ganham reforço na segurança

Por Kleber Karpov Hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs)...

Reduz número de pedestres e ciclistas mortos no trânsito do DF em 2025

Por Kleber Karpov Dados estatísticos divulgados pelo Departamento de Trânsito...

Hospital de Ceilândia reinaugura pediatria após reforma

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Saúde do...

GDF abre prazo para renegociação de débitos referentes a TFE e TEO

Por Kleber Karpov Mais de 160 mil empresários e executores de...

Vagas para mecânico de veículos oferecem maiores salários desta quarta-feira (4)

Distrito Federal tem 528 oportunidades de emprego disponíveis com...

Ibaneis assina ordem de serviço e destrava obra histórica da nova sede do TRF1

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...

Destaques

Monitoramento: Hospitais e UPAs do DF ganham reforço na segurança

Por Kleber Karpov Hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs)...

Reduz número de pedestres e ciclistas mortos no trânsito do DF em 2025

Por Kleber Karpov Dados estatísticos divulgados pelo Departamento de Trânsito...

Hospital de Ceilândia reinaugura pediatria após reforma

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Saúde do...

GDF abre prazo para renegociação de débitos referentes a TFE e TEO

Por Kleber Karpov Mais de 160 mil empresários e executores de...

Prazo para negociar dívidas de ICMS com até 70% de desconto em multas e juros termina na terça (10)

Por Kleber Karpov O prazo para pessoas físicas e jurídicas...