Enfermagem elege 47 prefeitos, 91 vices e 1.091 vereadores em 2024

Em relação a 2020, houve crescimento de 6,8% no número de prefeitos, 15% de vices e 2% de vereadores

O 1º turno das eleições municipais terminou e chegou o momento de fazer o balanço dos resultados. De acordo com os números do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a Enfermagem elegeu 47 prefeitos, 91 vice-prefeitos e 1.091 vereadores em 2024.

“Parabenizo aos eleitos e também aos candidatos que, embora não tenham sido eleitos, colocaram o nome à disposição da categoria, enfrentaram o duro desafio da disputa e plantaram a semente que vai florescer. A eleição de profissionais da categoria representa um movimento consistente de uma profissão que hoje faz um esforço contundente para se fazer representar nos espaços de decisão e poder”, afirma o presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Manoel Neri.

Entre os eleitos, 677 vereadores, 64 vices e 38 prefeitos são enfermeiros, enquanto 414 vereadores, 27 vices e 09 se declaram como técnicos de Enfermagem. Em 2020, segundos os dados do TSE, haviam sido eleitos 44 prefeitos, 79 vice-prefeitos e 1.069 vereadores da Enfermagem.

“Após a pandemia da Covid-19, a Enfermagem se tornou mais conhecida, respeitada e houve um crescimento eletivo importante. Nessas eleições, embora o crescimento tenha sido modesto, a Enfermagem teve bom retrospecto nos cargos majoritários e manteve o seu poder eleitoral. Isso deve ser comemorado, pois as eleições municipais são a base da eleição federal de 2026, quando a profissão se coloca em posição de eleger candidatos para representar a profissão em Brasília”, destaca Neri.

 

Depositphotos Parceiro Política Distrital
FonteCOFEN

PCDF investiga suspeitos de planejar atentados no período eleitoral

Por Kleber Karpov A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF)...

Brasil repudia revogação de visto de embaixadora nos EUA por parte do governo de Trump

Por Kleber Karpov O governo brasileiro repudiou, nesta terça-feira (4),...

Grupo de 25 estados dos EUA contestam tarifas de Trump na Justiça

Por Kleber Karpov Um grupo de 25 estados norte-americanos, liderados...

Gabriela Hardt ex-juíza da Lava Jato é afastada por dois anos pelo CNJ

Por Kleber Karpov O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu,...

CNJ acaba com aposentadoria compulsória como punição máxima para juiz

Por Kleber Karpov O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou,...

Carol Dartora aciona TSE para impedir retrocesso no financiamento de candidaturas negras

Por Kleber Karpov A deputada federal Carol Dartora (PT-PR) encaminhou...

Destaques

Queima de lixo e vegetação é crime ambiental e eleva risco de incêndio durante o período de seca

Por Kleber Karpov A queima de lixo, vegetação e restos...

Secretaria libera R$ 42,1 milhões para pagamento do Cartão Gás, Cartão Prato Cheio e DF Social

Por Kleber Karpov Um total de R$ 42,1 milhões foi...

PCDF investiga suspeitos de planejar atentados no período eleitoral

Por Kleber Karpov A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF)...

Brasil repudia revogação de visto de embaixadora nos EUA por parte do governo de Trump

Por Kleber Karpov O governo brasileiro repudiou, nesta terça-feira (4),...

Grupo de 25 estados dos EUA contestam tarifas de Trump na Justiça

Por Kleber Karpov Um grupo de 25 estados norte-americanos, liderados...