21.5 C
Brasília
21 mar 2026 20:18

Simpósio discute a importância da ressocialização

Mais de 3 mil reeducandos estão inseridos no mercado de trabalho em contratos com empresas públicas e privadas

A Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap-DF), órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), promoveu nesta sexta-feira (27), no auditório da Escola de Governo (Egov), o simpósio A importância do trabalho no processo de ressocialização do sentenciado, em comemoração aos 38 anos de atuação do órgão.

Com mais de 3 mil reeducandos inseridos no mercado de trabalho e mais de 104 contratos firmados com empresas públicas e privadas, a Funap promove a inclusão a fim de contribuir com a justiça social. O simpósio proporcionou a discussão sobre o papel fundamental do trabalho na ressocialização dos reeducandos e os desafios e avanços na reintegração social da população prisional.

“Oferecer profissionalização aos reeducandos é contribuir para a função ressocializadora atribuída às penas privativas de liberdade a fim de reintegrá-los à sociedade”
Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania

Para a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, “todos nós temos direito a uma nova oportunidade. Oferecer profissionalização aos reeducandos é contribuir para a função ressocializadora atribuída às penas privativas de liberdade a fim de reintegrá-los à sociedade. A questão da não reincidência está muito vinculada à possibilidade de essas pessoas terem vínculos empregatícios, portanto é preciso criar as oportunidades para que esses detentos se capacitem”.

Segundo a diretora-executiva da Funap, Deuselita Martins, “hoje, ao celebrarmos os 38 anos da Funap/DF com este simpósio, reafirmamos a importância do trabalho como ferramenta essencial para a ressocialização do sentenciado. Cada iniciativa que promovemos é um passo para transformar vidas e mostrar que a reintegração social é possível. O trabalho devolve dignidade, abre portas e oferece uma nova chance para aqueles que desejam recomeçar. Esta é a missão da Funap e seguimos comprometidos com essa causa”.

Arte que liberta

Durante o simpósio, foi lançado o Concurso Cultural de Redação, Poesia e Desenho da Funap, iniciativa voltada aos reeducandos que têm se destacado no processo de ressocialização. Ao final do evento, os presentes participaram de um lanche especial, preparado pelos apenados que integram os projetos de capacitação e trabalho da Funap.

Source link

Fábrica Social ganha nova unidade no Sol Nascente, com capacidade para 500 alunos

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...

Circulação do vírus da gripe está em alta em várias regiões do país

Por Kleber Karpov A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou, por...

Prazo para pagar segunda parcela do IPVA começa segunda (23)

Por Kleber Karpov Proprietários de veículos no Distrito Federal que...

DF deve cotar com 48 pontos de vacinação neste sábado (21)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Dentistas em UTIs ajudam a prevenir infecções e podem salvar vidas

Por Kleber Karpov A atuação de cirurgiões-dentistas em Unidades de...

Destaques

Fábrica Social ganha nova unidade no Sol Nascente, com capacidade para 500 alunos

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...

Circulação do vírus da gripe está em alta em várias regiões do país

Por Kleber Karpov A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou, por...

Ministério da Saúde se reúne com Banco dos BRICS para avançar implantação da rede nacional de hospitais inteligentes

Por Kleber Karpov O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, cumpriu...

Estudante de Planaltina assume Secretaria de Justiça e Cidadania por um dia e vivência rotina de gestão

Por Kleber Karpov A estudante Ana Luísa Silva Pereira, de...

Prazo para pagar segunda parcela do IPVA começa segunda (23)

Por Kleber Karpov Proprietários de veículos no Distrito Federal que...