26.5 C
Brasília
01 fev 2026 14:39

Secretaria de Esporte prorroga prazo de inscrições para concorrer a uma vaga nos Centros Olímpicos e Paralímpicos do DF

Foram ofertadas 16.557 vagas remanescentes que não possuem fila de espera; interessados podem se inscrever até o dia 30 de setembro

O prazo de inscrição para concorrer a uma vaga nos Centros Olímpicos e Paralímpicos do DF foi prorrogado para o dia 30 de setembro. A medida foi necessária após o fechamento das unidades na última semana devido ao agravamento do incêndio no Parque Nacional de Brasília e à proliferação da fumaça que comprometeu a qualidade do ar no Distrito Federal.

Os candidatos selecionados receberão até o dia 20 de outubro a confirmação contendo as informações referentes à documentação necessária para a efetivação da matrícula nos COPs | Foto: Edmundo Souza/SEL

Foram ofertadas 16.557 vagas remanescentes que não possuem fila de espera, distribuídas entre diversas modalidades, exceto para natação e hidroginástica. O cadastro para concorrer às vagas deverá ser realizado por meio do Sistema de Inscrição dos Centros Olímpicos e Paralímpicos (Siscop). As vagas surgiram após a desistência de alunos que não finalizaram o primeiro processo de inscrição aberto em abril deste ano, e dos alunos faltantes, além de novas oportunidades com a inclusão da capoterapia em todos os COPs.

As inscrições são analisadas pela diretoria de cada COP obedecendo aos seguintes critérios: ser estudante da rede pública de ensino, pertencer a família considerada de baixa renda, o que pode ser comprovado por meio da participação no CadÚnico, Bolsa Família, Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência ou Benefício Assistencial ao Idoso

“A prorrogação do prazo de inscrições nos Centros Olímpicos e Paralímpicos até o dia 30 de setembro irá ampliar o acesso da população às atividades esportivas. Nosso objetivo é garantir que o maior número possível de pessoas possa se inscrever e aproveitar as oportunidades oferecidas nas 12 unidades espalhadas pelo Distrito Federal”, afirma o secretário de Esporte e Lazer do DF, Renato Junqueira.

O candidato que não possuir acesso à internet poderá comparecer ao COP do qual deseja se candidatar à vaga, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, para realizar a inscrição. A inscrição não garante a vaga.

Modernização do sistema

O Sistema de Inscrição dos Centros Olímpicos e Paralímpicos (Siscop) foi modernizado. Após a mudança houve agilidade no atendimento e diminuição da fila de espera. Os candidatos que realizaram a inscrição entre fevereiro de 2021 e fevereiro deste ano deverão atualizar a sua inscrição no novo sistema.

As inscrições são analisadas pela diretoria de cada Centro Olímpico e Paralímpico obedecendo aos seguintes critérios: ser estudante da rede pública de ensino, pertencer a família considerada de baixa renda, o que pode ser comprovado por meio da participação no CadÚnico, Bolsa Família, Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência ou Benefício Assistencial ao Idoso. A lista de espera também entrará como critério classificatório.

Os candidatos selecionados receberão até o dia 20 de outubro a confirmação contendo as informações referentes à documentação necessária para a efetivação da matrícula nos COPs. Caso o candidato não receba o e-mail cadastrado no ato da inscrição no prazo informado, recomenda-se o comparecimento ao respectivo COP para verificação da seleção.

Fila de espera

Os candidatos que estão em fila de espera desde o ano de 2021 estão sendo chamados gradativamente nos COPs, por isso é imprescindível conferir o e-mail cadastrado pelo candidato ou comparecer até a unidade do COP.

Delcy Rodríguez apresenta proposta de anistia geral na Venezuela

Por Kleber Karpov A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez,...

Ex-âncora da CNN é preso por suposta participação em ato contra ICE

Por Kleber Karpov O jornalista e ex-âncora da CNN Don...

Polícia Civil prende Petro Turra, piloto acusado de espancar adolescente em Brasília

Por Kleber Karpov A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu...

Ministério da Saúde descarta ameaça do vírus Nipah para o Brasil

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde esclareceu nesta sexta-feira...

Três em cada dez pessoas desaparecidas no Brasil são crianças ou adolescentes

Por Kleber Karpov O Brasil registrou 23.919 casos de desaparecimento...

Destaques

Cofen pede apoio da Presidência da República à PEC 19 e correção do Piso da Enfermagem

Por Kleber Karpov A direção do Conselho Federal de Enfermagem...

Delcy Rodríguez apresenta proposta de anistia geral na Venezuela

Por Kleber Karpov A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez,...

Ex-âncora da CNN é preso por suposta participação em ato contra ICE

Por Kleber Karpov O jornalista e ex-âncora da CNN Don...

Polícia Civil prende Petro Turra, piloto acusado de espancar adolescente em Brasília

Por Kleber Karpov A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu...

Polícia Militar de São Paulo terá esquema especial para atendimento a mulheres no Carnaval

Por Kleber Karpov A Polícia Militar de São Paulo deve...