18.5 C
Brasília
20 mar 2026 19:15

QR Code em viaturas da PMDF facilita acesso de surdos a atendimento em Libras

Iniciativa foi lançada na manhã desta terça-feira (27), no Gama; central permite a comunicação entre deficientes auditivos, servidores públicos e intérpretes

As viaturas da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) passarão a disponibilizar atendimento em Libras para pessoas com deficiência auditiva. Por meio da leitura de um QR Code, será possível ter acesso a uma central que permite a comunicação entre surdos, servidores públicos e intérpretes. Cerca de 615 viaturas já foram adesivadas e estão aptas a oferecer o serviço.

A ação é fruto de uma parceria entre a PMDF e as secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF) e da Pessoa com Deficiência (SEPD-DF) assinada nesta terça-feira (27) durante o lançamento da quarta etapa do projeto Carreta da Inclusão, no Estádio do Bezerrão, no Gama.

A iniciativa de inclusão social nas viaturas da PMDF une várias secretarias e órgãos do GDF | Foto: Divulgação/ Secti-DF

De acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Reisman, o programa DF Libras possibilitou que as pessoas com deficiência auditiva pudessem ser atendidas nas unidades de pronto atendimento, nas delegacias, nos núcleos da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) e em outros órgãos.

“O papel da tecnologia é transformar a vida das pessoas. Além de promover a inclusão, o DF Libras mudou a realidade das pessoas com deficiência e passou a ser utilizado também em outros ambientes e espaços”, enalteceu.

Cerca de 615 viaturas já foram adesivadas e estão aptas a oferecer o serviço

O secretário executivo de segurança pública, Alexandre Patury, destacou a importância da iniciativa. “O Brasil tem mais de 18 milhões de cidadãos que possuem algum tipo de deficiência, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Aproximadamente, um quarto da população tem algum familiar que se enquadra neste segmento. O Governo do Distrito Federal, por meio desta parceria celebrada entre a Secti, a SEPD e da PMDF, está dando um verdadeiro exemplo de inclusão”, afirmou.

Durante a solenidade, a comandante-geral da PMDF, Ana Paula Habka, ressaltou que a ação possibilitará que o atendimento à população seja de forma ainda mais humanizada. “O nosso compromisso é de proteger a todos. Hoje, nós aproximamos o nosso policial militar da comunidade surda por meio desta ponte com a tecnologia”, frisa.

Para o secretário da Pessoa com Deficiência, Flávio Santos, a disponibilização do atendimento em Libras representa um grande avanço. “Para nós, é motivo de muita alegria estarmos aqui, no Gama, para lançar esta iniciativa inédita. Neste dia, o Distrito Federal dá um importante passo em termos de inclusão e acessibilidade comunicacional”, concluiu.

A Carreta da Inclusão

De caráter itinerante, a Carreta da Inclusão tem como objetivo ampliar e facilitar o acesso das pessoas com deficiência (PcD) ou transtorno do espectro autista (TEA) aos serviços públicos. Além da entrega das carteiras de identificação, a iniciativa oferece suporte para a inserção no mercado de trabalho, atendimento jurídico e BRB Mobilidade, dentre outros. A estrutura permanecerá no Estádio do Bezerrão até quinta-feira (29), das 10h às 17h.

Um dos destaques é a arena gamer inclusiva, espaço inovador que permite às pessoas com deficiência jogar videogames de maneira acessível e interativa. Com tecnologia assistiva e opções de free play, a arena oferece uma experiência divertida e adaptada.

Com mais de 5.000 atendimentos realizados, a Carreta da Inclusão tem se consolidado como um importante instrumento para inserir as pessoas com deficiência ou transtorno do espectro autista no mercado de trabalho e restabelecer benefícios essenciais, como transporte público gratuito, aposentadoria especial e acesso a vagas prioritárias.

O projeto já passou por Guará, Samambaia e Recanto das Emas. Após o Gama, segue para Santa Maria e Planaltina, ampliando ainda mais o impacto positivo nas regiões do Distrito Federal.

Prazo para pagar segunda parcela do IPVA começa segunda (23)

Por Kleber Karpov Proprietários de veículos no Distrito Federal que...

DF deve cotar com 48 pontos de vacinação neste sábado (21)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Dentistas em UTIs ajudam a prevenir infecções e podem salvar vidas

Por Kleber Karpov A atuação de cirurgiões-dentistas em Unidades de...

Mutirão Saúde da Mulher: HUB deve realizar mais de 800 procedimentos neste sábado (21)

Por Kleber Karpov O Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB), vinculado...

Receita Federal antecipa acesso ao download do programa do

Por Kleber Karpov A Receita Federal liberou, na quinta-feira (19/Mar),...

Destaques

Estudante de Planaltina assume Secretaria de Justiça e Cidadania por um dia e vivência rotina de gestão

Por Kleber Karpov A estudante Ana Luísa Silva Pereira, de...

Prazo para pagar segunda parcela do IPVA começa segunda (23)

Por Kleber Karpov Proprietários de veículos no Distrito Federal que...

DF deve cotar com 48 pontos de vacinação neste sábado (21)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Dentistas em UTIs ajudam a prevenir infecções e podem salvar vidas

Por Kleber Karpov A atuação de cirurgiões-dentistas em Unidades de...

Ibaneis Rocha inaugura Cepi Inspira, em Ceilândia, com 188 vagas para primeira infância em tempo integral

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) inaugurou,...