22.5 C
Brasília
02 fev 2026 01:58

Brasília recebe o app Cittamobi Acessibilidade

Aplicativo Cittamobi Acessibilidade já está disponível para download em Brasília

No dia 04 de julho, o aplicativo Cittamobi e Cittamobi Acessibilidade, em parceria com a URBI MOBILIDADE, empresa de transporte público do Distrito Federal, teve seu lançamento oficial no IFB (Instituto Federal de Brasília).

O aplicativo Cittamobi Acessibilidade tem como objetivo atender pessoas com deficiência visual e, por isso, conta com funcionalidades adicionais.Com apoio das Secretarias de Transporte e Mobilidade e da Pessoa com Deficiência do Distrito Federal, a partir do lançamento, os moradores do DF que possuem algum tipo de deficiência visual e utilizam o transporte público poderão acessar o aplicativo Cittamobi Acessibilidade, e contarão com mais facilidades no deslocamento na cidade.

Marisol Ruiz, Relações Institucionais do Cittamobi – Foto: Acervo Urbi Mobilidade

Marisol Ruiz, responsável pelo setor de Relações Institucionais do Cittamobi e presente no evento, disse que “esse lançamento é muito importante, pois atende, de maneira sólida, os usuários do Distrito Federal, com impacto positivo na mobilidade urbana de todos e, principalmente, das pessoas com deficiência visual.”

“Todos os usuários podem utilizar o aplicativo da maneira que melhor lhe convier, tudo para garantir maior conforto no dia a dia quando se trata de se programar para utilizar o transporte público, dentro do Distrito Federal”, finalizou Marisol.

Vale reforçar que o Cittamobi é um dos produtos do grupo Primova, sendo uma das principais soluções para a mobilidade urbana disponível em todo o Brasil, presente em mais de 340 municípios em todo o território nacional.

Essa parceria reforça o compromisso em garantir o direito do cidadão de se deslocar, e em se tratando do aplicativo Cittamobi Acessibilidade, com todo o diferencial apresentado, somado à parceria com a URBI MOBILIDADE, atendendo as normas da Lei Brasileira de Inclusão, proporcionando espaços mais acessíveis, inclusive o transporte público.

Diferenciais do Cittamobi Acessibilidade

O Cittamobi Acessibilidade oferece uma experiência mais intuitiva e independente para pessoas com deficiência visual e cegueira. Os comandos são acionados por meio de comandos de voz, através do recurso VoiceOver, com o suporte de um assistente virtual.

Essa atualização traz uma série de recursos essenciais para facilitar a locomoção desses usuários. Entre eles, estão os alertas em tempo real sobre os ônibus que estão próximos à parada selecionada, notificações sobre a chegada ao ponto de destino desejado, indicações precisas sobre o momento exato em que o passageiro deve desembarcar do ônibus e informações sobre os locais pelos quais o veículo está passando ao longo do trajeto.

Para o engenheiro de software Luiz Eduardo Porto, responsável pelo desenvolvimento do Cittamobi Acessibilidade, e também presente no evento, “disponibilizar o aplicativo em mais uma cidade mostra o quanto a empresa está atenta às mudanças sobre a mobilidade urbana, e como as pessoas com deficiência, seja visual ou motora, devem estar inseridas no cotidiano, tendo maior liberdade em sua rotina”.

Vale reforçar que os comandos de voz permitem que os usuários programem facilmente locais de preferência, como suas residências ou locais de trabalho. Também é possível criar rotas específicas e salvar offline o caminho de volta, garantindo uma navegação contínua mesmo em situações em que não há conexão com a internet.

Como uma vantagem adicional, o aplicativo oferece funcionalidades complementares, como o modo de navegação de carro, que emite alertas sobre ruas e cruzamentos; o modo de viagem, com notificações sobre o momento de embarque e desembarque; e o modo a pé, projetado para locomoção em áreas abertas, permitindo que o usuário memorize obstáculos ao longo de trajetos frequentemente percorridos.

Lançamento do aplicativo Cittamobi Acessibilidade – Foto: Acervo Urbi Mobilidade

Delcy Rodríguez apresenta proposta de anistia geral na Venezuela

Por Kleber Karpov A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez,...

Ex-âncora da CNN é preso por suposta participação em ato contra ICE

Por Kleber Karpov O jornalista e ex-âncora da CNN Don...

Polícia Civil prende Petro Turra, piloto acusado de espancar adolescente em Brasília

Por Kleber Karpov A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu...

Ministério da Saúde descarta ameaça do vírus Nipah para o Brasil

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde esclareceu nesta sexta-feira...

Três em cada dez pessoas desaparecidas no Brasil são crianças ou adolescentes

Por Kleber Karpov O Brasil registrou 23.919 casos de desaparecimento...

Destaques

Cofen pede apoio da Presidência da República à PEC 19 e correção do Piso da Enfermagem

Por Kleber Karpov A direção do Conselho Federal de Enfermagem...

Delcy Rodríguez apresenta proposta de anistia geral na Venezuela

Por Kleber Karpov A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez,...

Ex-âncora da CNN é preso por suposta participação em ato contra ICE

Por Kleber Karpov O jornalista e ex-âncora da CNN Don...

Polícia Civil prende Petro Turra, piloto acusado de espancar adolescente em Brasília

Por Kleber Karpov A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu...

Polícia Militar de São Paulo terá esquema especial para atendimento a mulheres no Carnaval

Por Kleber Karpov A Polícia Militar de São Paulo deve...