18.5 C
Brasília
05 dez 2025 05:39

Manzoni lança Frente Parlamentar da Nefrologia

O deputado explicou que o grupo de trabalho vai discutir medidas para melhorar o atendimento a pacientes de doenças renais

Por Christopher Gama

Em sessão solene realizada nesta sexta-feira (28), a Câmara Legislativa do DF oficializou a criação da Frente Parlamentar da Nefrologia, que é presidida pelo deputado Thiago Manzoni (PL) e visa buscar soluções para aprimorar o atendimento a pacientes renais na rede pública do DF. O evento reuniu especialistas da área que debateram problemas que a saúde pública distrital vem enfrentando na área nefrológica e soluções para o aprimoramento do atendimento.

Manzoni ressaltou que o grupo criado vai se empenhar em buscar respostas efetivas para os problemas enfrentados pelos doentes renais, promovendo o intercâmbio com outras instituições e promovendo o aprimoramento da legislação para que o poder público possa oferecer melhor suporte ao tratamento dessas pessoas. “Só quem sabe o que os pacientes passam são eles próprios. Vamos batalhar para melhorar a vida de quem precisa do atendimento”, pontuou.

Dados

Especialistas da área trouxeram dados que ilustram o impacto das doenças renais na saúde pública. De acordo com a presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia (Regional DF), Isadora Cartaxo, a doença renal crônica será a quinta maior causa de morte no mundo em 2040. No brasil, ainda segundo a especialista, 11% da população tem algum nível doença renal crônica, o que representa 22 milhões de pessoas. Além disso, levantamento aponta que o país possui 157 mil pacientes em diálise, sendo que este número cresce em média 6% a cada ano.

Cartaxo destacou que a doença renal crônica e suas condições associadas consomem 13% de toda a receita para a saúde pública do Brasil e que as principais causas da doença são hipertensão e diabetes. A médica salientou que um dos grandes desafios da área nefrológica está ligado à falta de um diagnóstico preventivo das doenças renais, o que faz com que geralmente a condição seja identificada em uma fase muito avançada.

Ela revelou que os pacientes no DF vêm enfrentando situações críticas, como a falta de vagas de diálise. Em 2023, foram identificados 78 pacientes sem vaga ambulatorial e 65 pacientes internados sem dispor do tratamento necessário para receber alta na rede pública. Além disso, segundo a médica, há frequente desabastecimento das farmácias de alto custo e filas de pacientes aguardando para a realização de cirurgia.

Por fim, Cartaxo comemorou a iniciativa de criação da frente parlamentar, afirmando que a articulação política e técnica do grupo pode auxiliar a melhorar a estrutura de atendimento no DF. “A frente parlamentar pode ajudar a mudar a realidade da nefrologia no DF”, pontuou.

Atendimento no DF

A representante da Secretaria de Saúde (SES/DF), Raquel Mesquita, elencou iniciativas que a pasta tem provido para aprimorar o atendimento aos pacientes na capital. Ela contou que há uma mudança de paradigma em curso na rede pública de saúde, em que o foco do cuidado médico passou a ser a pessoa do paciente, e não apenas sua doença.
Segundo ela, em 2023, a SES/DF estabeleceu uma nova padronização da linha de cuidado do doente renal crônico, com a definição do trajeto do usuário desde a porta de entrada na atenção primária até o transplante renal.

Mesquita contou que houve um aumento de 15% das vagas de diálise na rede pública, que hoje conta com seis centros de diálise hospitalar, 433 vagas de hemodiálise e mais de 350 vagas de diálise peritoneal, uma opção de tratamento em que o processo ocorre dentro do corpo do paciente, com auxílio de um filtro natural como substituto da função renal.

A representante da SES/DF destacou que a pasta conta com mais oito clínicas credenciadas de diálise, com 1.102 vagas para hemodiálise e 500 vagas de peritoneal, totalizando 1.535 vagas de hemodiálise e 850 de peritoneal somando-se a rede pública e a credenciada. Ela destacou ainda que está em curso a reformulação do serviço de nefrologia do Hospital de Base e o credenciamento de mais uma clínica, que vai oferecer 150 vagas adicionais, zerando a fila de pacientes de diálise. “Muitas coisas fizemos e muitas ainda serão feitas”, concluiu.

O presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia, José Andrade Moura Neto, cobrou uma maior atenção do poder público para o atendimento aos pacientes ao que chamou de “crise humanitária da diálise”. Para ele, o financiamento público à nefrologia está abaixo do que seria necessário para oferecer um tratamento efetivo à população. “Precisamos sensibilizar os gestores públicos e autoridades com relação a isso” afirmou. Ele cobrou ainda maior fomento público em campanhas de prevenção às doenças renais, que podem detectadas de forma simples com exames de urina e creatinina no sangue.

Já a médica de nefrologia pediátrica Kaline Souza reclamou que as UTIs do DF com pacientes em tratamento renal não contam com especialistas pediátricos, o que tem comprometido o tratamento dos pacientes infantis. “Há crianças morrendo sem a chance de realizar uma diálise por falta de suporte e não é por falta de profissionais”, denunciou.

A reunião teve falas de pacientes que cobraram uma gestão mais humanizada na rede pública do DF. Para Manzoni, a frete parlamentar poderá discutir soluções junto aos atores envolvidos para aprimorar a gestão dos recursos públicos destinados à saúde. “Nosso mandato tem feito um esforço para fiscalizar a saúde do DF e também contribuir para mostrar soluções”, afirmou o distrital. A sessão solene teve transmissão ao vivo pela TV Câmara Distrital e pelo YouTube da Casa.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...