25.5 C
Brasília
05 dez 2025 15:36

Ministério da Cultura e DF assinam acordo de cooperação para o desenvolvimento das bibliotecas no país

Celebração marca colaboração entre as secretarias de Formação Cultural, Livro e Leitura e de Cultura e Economia Criativa

O Ministério da Cultura (MinC) e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec) realizaram, na terça-feira (18), em Brasília, reunião para a formalização de assinatura do acordo de cooperação federativa (ACF) para o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP). A celebração marca a cooperação entre a Secretaria de Formação Cultural, Livro e Leitura (Sefli) com a Secec-DF para o avanço de políticas públicas no desenvolvimento das bibliotecas no país. Além do DF, dez unidades da federação já celebraram o ACF: Sergipe, Alagoas, Paraíba, São Paulo, Pará, Acre, Ceará, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Maranhão. O objetivo da Sefli, nesse momento de retomada, é que todos os 27 estados façam a adesão.

O Acordo de Cooperação Federativa, por meio da portaria nº 4, de 28 de junho de 2021, é o instrumento de formalização da relação e credenciamento dos Sistemas Estaduais e do Distrito Federal ao Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas. É entendido como uma estratégia de formalização da relação e credenciamento dos sistemas estaduais ao SNBP. Com vigência de 30 (trinta) anos, os ACFs podem ser prorrogados e suas atividades são relacionados em plano de trabalho.

A reunião contou com as presenças do secretário de Formação Cultural, Livro e Leitura (Sefli), Fabiano Piúba, do Diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, Jéferson Assumção, da Coordenadora-Geral e Leitura e Bibliotecas, Aline Franca, da coordenadora do SNBP, Marina Rabelo, e da chefe de gabinete da Sefli, Ana Lúcia Castro. Também participaram o secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa do DF, Claudio Abrantes, o subsecretario do Patrimônio Cultural (Supac), Felipe Ramón, e a diretora da Biblioteca Nacional de Brasília (BNB) e do SNBP, Marmenha Rosário.

“Essa institucionalidade nos alegra muito. Primeiro porque o DF é referência em políticas de livro e de bibliotecas, desde o Programa Mala do Livro e a própria BNB e a rede. É um ACF que é recíproco e mútuo e que acontece em um momento de confluência onde nós temos a regulamentação do Sistema Nacional de Cultura. O SNBP, embora ele seja anterior ao SNC, ele hoje se insere como parte de um Sistema Nacional e de Cooperação entre a União, estados e DF, e municípios. Estamos fazendo uma ação de Federalismo Cultural”, afirma Fabiano Piúba. Ele complementa informando que a Sefli segue em diálogos com todos para o novo Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL).

“Temos um otimismo muito grande com a formalização dessa parceria. E se o MinC quiser usar o DF como experimentação e laboratório para implementação de inovações, estamos prontos e disponíveis. Queremos avançar nas ações e sabemos que temos Regiões Administrativas com IDH bem baixos e que a presença das bibliotecas fortalece direitos e melhora a qualidade de vida. Temos uma ótima oportunidade de estrutura melhor o SNBP”, ressalta o secretário Claudio Abrantes.

Para o diretor Jéferson Assumção, o momento ganha potência também por conta de demais ações de confluência, a citar o Plano Nacional do Livro e Leitura. “Que a gente aproveite também esse acordo para fortalecer as discussões em torno do PNLL e os Planos estaduais. É momento de marcar essa retomada e em um contexto bem importante que foi a assinatura recente, pelo presidente Lula, de uma ação do MinC e do MEC, o PNLD Literário Mais Bibliotecas Públicas e Comunitárias”, frisa o diretor Assumção.

A Coordenadora-Geral e Leitura e Bibliotecas, Aline Franca, frisou que o ACF é um “instrumento importantíssimo para a manutenção das políticas do livro e leitura e para garantir, de forma ainda mais próxima, esse elo no compromisso mútuo”, finaliza.

Maranhão

Ainda na terça-feira (18), foi celebrada a formalização de assinatura do Acordo de Cooperação Federativa (ACF) com o estado do Maranhão para o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP). O momento contou com a assinatura do secretário da Sefli, Fabiano Piúba, e do secretário de estado da Cultura do MA, Yuri Arruda Milhomem.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...