Técnico de radiologia denuncia, à CPI da Saúde do DF, a falta de manutenção dos aparelhos

Por Zildenor Ferreira Dourado

A falta de manutenção dos aparelhos de radiologia – como tomógrafos – na rede pública de saúde do DF e o direcionamento do atendimento dos pacientes nas clínicas privadas foram denunciados pelo presidente do Conselho Regional de Radiologia, Adriano Levay, em depoimento na reunião desta quinta-feira (23) na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga indícios de irregularidades na gestão da Secretaria de Saúde.

O técnico advertiu que atualmente cerca de “85% dos exames que poderiam ser feitos na rede pública de saúde do DF” estão sendo executados em clínicas particulares. Segundo criticou, “dos dez tomógrafos dos hospitais públicos, 60% estão quebrados”. Ele afirmou ainda que as máquinas de revelação que ainda estão funcionando são obsoletas, com 30 a 40 de uso, comprometendo a qualidade das imagens obtidas.

“O resultado desse sucateamento são péssimas imagens e o comprometimento dos laudos para detecção das patologias”, enfatizou, reclamando também da falta de radiologistas para a emissão desses laudos. Ele defendeu que os valores pagos com horas extras aos profissionais de saúde seriam suficientes para a contratação de técnicos e médicos especializados na área de radiologia.

Lavay informou aos deputados que entregaria um documento com todas as denúncias envolvendo as falhas na operação da radiologia que prejudicam os pacientes, como a não-manutenção dos aparelhos. Ele lamentou que o conselho de radiologia já apresentou aquelas irregularidades à Vigilância Sanitária e Secretaria de Saúde, sem receber qualquer resposta.

Entre alguns casos relatados pelo representante do conselho, chamou a atenção dos deputados que integram a CPI o abandono no corredor de base de um aparelho de petscan, por falta de local adequado para abrigá-lo com gerador, como também o fato de o tomógrafo estar quebrado.

O presidente da CPI Wellington Luiz (PMDB) e o relator Lira (PHS) consideraram graves as denúncias trazidas pelo técnico de radiologia, lembrando que o depoimento confirma o sucateamento também da área de radiologia e aponta para uma postura deliberada de adoção do modelo de contratação de organizações Sociais (OSs).

Organizações sociais

Ao final da reunião, a proposta de contratação das organizações sociais gerou um debate acalorado entre o presidente e o relator da CPI com o deputado Roosevelt Vilela (PSB), que defendeu a adoção desse modelo de gestão como uma alternativa viável. O deputado Cristiano Araújo (PSD) leu relatório oficial apontando que no Rio de Janeiro a contratação das organizações sociais na área da saúde foi considerada “desastrosa”.

Fonte: CLDF

TSE suspende campanha de Deltan Dellagnol ao Senado pelo Paraná

Por Kleber Karpov A campanha eleitoral de Deltan Dallagnol (Novo)...

Morre Paulo Roberto Teixeira, médico referência no combate à AIDS no Brasil

Por Kleber Karpov O médico Paulo Roberto Teixeira, figura proeminente...

Lula assina decreto de reajuste em 15% do Bolsa Família

Por Kleber Karpov O presidente da República, Luiz Inácio Lula...

Primeira Turma do STF mantém condenação de Eduardo Bolsonaro

Por Kleber Karpov A Suprema Corte brasileira concluiu o julgamento...

STJ mantém condenação da ex-deputada Flordelis a 50 anos de prisão

Por Kleber Karpov A Sexta Turma do Superior Tribunal de...

SUS vai ofertar canetas emagrecedoras para pacientes com obesidade

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde confirmou que pretende...

IGESDF abre processo seletivo para enfermeiros com foco em urgência e emergência

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Força de Trabalho Médica das UTIs: Estudo aponta esgotamento emocional e burnout de médicos

Por Kleber Karpov Um levantamento de abrangência nacional revela que...

Destaques

TSE suspende campanha de Deltan Dellagnol ao Senado pelo Paraná

Por Kleber Karpov A campanha eleitoral de Deltan Dallagnol (Novo)...

Morre Paulo Roberto Teixeira, médico referência no combate à AIDS no Brasil

Por Kleber Karpov O médico Paulo Roberto Teixeira, figura proeminente...

Lula assina decreto de reajuste em 15% do Bolsa Família

Por Kleber Karpov O presidente da República, Luiz Inácio Lula...

Primeira Turma do STF mantém condenação de Eduardo Bolsonaro

Por Kleber Karpov A Suprema Corte brasileira concluiu o julgamento...

STJ mantém condenação da ex-deputada Flordelis a 50 anos de prisão

Por Kleber Karpov A Sexta Turma do Superior Tribunal de...