Celebração do Dia Nacional da Geórgia: Embaixada Recebe o Ministro do Turismo em Brasília

Por Silvana Scórsin

No último  24,  Brasília foi palco de uma celebração marcante, organizada pela Embaixada da Geórgia no Brasil, em comemoração ao 106º aniversário da Independência do Estado da Geórgia. O Embaixador Zurab Mchedlishvili recebeu convidados no Clube Naval para marcar essa importante data, que é celebrada anualmente em 26 de maio, em memória do dia em que, em 1918, a nação georgiana proclamou sua independência.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o Ministro de Estado Celso Sabino, figura proeminente no cenário do turismo brasileiro. Também estiveram presentes o Deputado Federal por Brasília, Gilvan Máximo, e uma participação por vídeo do Deputado Claudio Cajado, além de representantes do Itamaraty.

Em seu discurso de abertura, o Embaixador expressou sua honra em representar a Geórgia no Brasil, destacando os laços de amizade e parceria que unem os dois países. Ele enfatizou o valor da cooperação mútua e as conquistas alcançadas ao longo dos anos, ressaltando os 30 anos de relações diplomáticas entre as duas nações.

Destacando a relação comercial e econômica entre a Geórgia e o Brasil, o Embaixador mencionou a recente visita do Ministro das Relações Exteriores da Geórgia a Brasília, onde importantes discussões foram realizadas com autoridades brasileiras. Ele também expressou sua gratidão pelo contínuo apoio brasileiro à soberania e integridade territorial da Geórgia.

Além dos discursos e das reflexões sobre a relação bilateral, a recepção foi marcada por uma mostra da cultura georgiana. A Embaixada organizou uma exibição de trajes típicos, apresentações de música e dança, bem como uma degustação de vinhos e comida típica preparada por um chef georgiano. Essa experiência sensorial proporcionou aos presentes um vislumbre da rica tradição gastronômica e cultural da Geórgia.

Foto: Groupo artistico de la musica folclore georgia “Qvarteto Teatral” y musisista y compositora Sra. Ketevan Gabisiani

O Ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou a importância do turismo como um meio de fortalecer os laços entre os países, expressando seu desejo de aumentar o fluxo de turistas entre o Brasil e a Geórgia. Ele enfatizou o potencial de ambos os países como destinos turísticos e manifestou o compromisso do Brasil em receber e acolher os visitantes

Em suma, a celebração do Dia Nacional da Geórgia em Brasília foi mais do que uma simples comemoração; foi um momento de fortalecimento dos laços culturais, diplomáticos e comerciais entre a Geórgia e o Brasil, reafirmando o compromisso mútuo com a amizade e a cooperação internacional.

Campanha alerta para doença em diabéticos que pode causar cegueira

Por Kleber Karpov A partir do primeiro dia do mês,...

Guará abre inscrições para escolha do novo gerente de Cultura

Por Kleber Karpov A comunidade voltada à produção artística do...

QualificaDF abre 10 mil vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional no DF

Por Kleber Karpov O Programa QualificaDF abriu dez mil vagas...

Anvisa aprova 5 novas canetas para tratamento de diabetes e obesidade

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária autorizou...

Fux atende pedido da AGU e inclui ministérios e Abras em debate sobre bets

Por Kleber Karpov A audiência pública convocada no âmbito da...

Destaques

Eleições de meio de mandato: americanos vão às urnas em votação que pode redefinir o poder de Trump no Congresso

Por Kleber Karpov As eleições de meio de mandato, conhecidas...

Neoenergia amplia mutirão de serviços no DF em ações de apoio a mulheres em situação de vulnerabilidade

Por Kleber Karpov A Neoenergia Brasília expande sua agenda comunitária...

Campanha alerta para doença em diabéticos que pode causar cegueira

Por Kleber Karpov A partir do primeiro dia do mês,...

Guará abre inscrições para escolha do novo gerente de Cultura

Por Kleber Karpov A comunidade voltada à produção artística do...

QualificaDF abre 10 mil vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional no DF

Por Kleber Karpov O Programa QualificaDF abriu dez mil vagas...