22.5 C
Brasília
05 dez 2025 10:53

Por falta de sangue, Hemocentro recomenda suspensão de cirurgias no DF

Hemocentro continua a atuar com menos de 40% do estoque ideal de sangue e homocomponentes

Por Kleber Karpov

Em decorrência do baixo estoque de sangue, a Fundação Hemocentro Brasília (Hemocentro), recomendou aos hospitais públicos do DF, na segunda-feira (29/Abr), a suspensão de realização de cirurgias eletivas. Conforme PDNews adiantou, em reportagem publicada na segunda-feira (29/Abr), o Hemoncentro contava com apenas 37% do estoque ideal para abastecer unidades de saúde do DF.

Segundo informações, adiantadas pelo portal Metrópoles, neste sábado (4/Abr)(Veja Aqui), ofício encaminhado pelo Hemocentro ponderou a necessidade de suspensão das cirurgias eletivas, ao menos, até 4 de maio. Isso, em decorrência do “agravamento da situação de contingência nos estoques de hemocomponentes – concentrados de hemácias”.

“Neste momento, torna-se imperiosa a recomendação aos serviços abastecidos pela FHB [Fundação Hemocentro de Brasília] para que, dentro das possibilidades, suspendam até 04/05/2024 os procedimentos eletivos […]. Essa medida visa garantir o abastecimento de hemocomponentes para atender as transfusões de urgência e emergência, mitigando os riscos para assistência efetiva a esses pacientes e para a segurança transfusional”, completa a circular.

Suspensão de cirurgias

A reportagem do Metrópoles aponta que a Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), aponta normalidade nas realizações de procedimentos cirúrgicos. Realidade essa que não ocorre, por exemplo, no Hospital Universitário de Brasília (HuB). Segundo a unidade de saúde, houve a necessidade de suspender três cirurgias, em decorrência da necessidade de haver estoque de sangue de retaguarda.

“O HUB-UnB/Ebserh também incentivou os trabalhadores aptos a doarem sangue, para ajudar a aumentar o estoque do Hemocentro. Após a regularização, essas cirurgias que foram suspensas serão priorizadas”, disse, em nota.

Mais consumo, menos doadores

Na reportagem de PDNews, o Hemocentro apontou a epidemia de dengue, como um vilão em relação aos baixos estoques de sangue e hemocomponentes no DF. De um lado, os casos graves da doenças, demandam alto consumo de plaquetas. Por outro, a quantidade de doares reduziu significativamente.

Isso porque, quem teve a doença, fica impedido de fazer doação de sangue, conforme lembrou recentemente, a gerente de Captação de Doadores do Hemocentro, Kelly Barbi. “Quem teve a doença não pode doar num prazo de 30 dias e quem contraiu dengue hemorrágica, fica inapto por seis meses. Então, temos um aumento na quantidade de procedimentos, de pessoas precisando do sangue, e a diminuição na quantidade de potenciais doadores”, disse.

Doe sangue

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar saudável. Quem passou por cirurgia, exame endoscópico ou adoeceu recentemente, a recomendação é consultar o site do Hemocentro para saber se está apto a doar sangue.

Em caso de dengue, é necessário aguardar 30 dias após o fim dos sintomas para se candidatar à doação de sangue. Para quem teve dengue hemorrágica, o prazo é de seis meses. Se você teve contato sexual com pessoas que tiveram dengue nos últimos 30 dias, é preciso esperar 30 dias desde a última relação para doar sangue.

Quem teve gripe deve aguardar 15 dias após o desaparecimento dos sintomas para poder doar sangue. Quem teve Covid-19 deve aguardar 10 dias após o fim dos sintomas, desde que sem sequelas. Se assintomático, o prazo é contado da data de coleta do exame.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...