Neuropediatria: MPDFT reúne-se com Secretaria de Educação para reduzir fila de espera

Próxima reunião com as pastas de Educação e Saúde está prevista para o final do mês de abril

Os promotores de Justiça Bernardo Matos, representando a Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão (PDDC), e Vinícius Bertaia, da Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde (Prosus), coordenaram, nesta segunda-feira, 11 de março, reunião com integrantes da Secretaria de Educação para tratar sobre a longa fila de espera para neuropediatria na rede pública de saúde. Atualmente mais de 11 mil crianças aguardam consultas de neurologia pediátrica pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O objetivo do encontro foi estabelecer diálogo com a secretaria para identificar os entraves que causam a longa espera para a especialidade. Em reunião realizada em janeiro deste ano, a Secretaria de Saúde (SES) afirmou que cerca de 80% das demandas dizem respeito a distúrbios de desenvolvimento, como transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e Transtorno do Espectro Autista (TEA). Como se constatou que profissionais da Secretaria de Educação exigem laudos médicos atestando os distúrbios para oferecer atendimento especializado, o Ministério Público convocou o encontro.

Os promotores de justiça destacaram a necessidade de ser definido um fluxo de atendimento conjunto entre as duas secretarias como forma de agilizar a fila. Os integrantes da Educação afirmaram que, atualmente, não existe um normativo interno que uniformize o fluxo de atendimento. Com o objetivo de diminuir a fila de espera para as consultas da especialidade de neuropediatria, o MPDFT pretende ainda realizar reunião, até o final de abril, com as Secretarias de Educação e Saúde conjuntamente. A ideia é estabelecer um fluxo de atendimento conjunto e identificar outros entraves comuns que estão contribuindo para a longa espera por uma consulta.

Histórico e atuação

A Defensoria Pública do Distrito Federal ajuizou ação civil pública, em dezembro de 2023, com o objetivo de extinguir a fila de espera para a neuropediatria. Em reunião realizada em 18 de janeiro deste ano, a SES declarou que pretende capacitar os médicos de forma a facilitar o atendimento e reduzir o tempo de espera dos pacientes.

Outras questões apresentadas pela SES que contribuem para o aumento do tempo de espera dos pacientes são a exigência de laudos para a emissão de passe livre no transporte público; além do déficit de profissionais das equipes multidisciplinares, como psicólogos, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos, que também realizam o atendimento dos pacientes. Outro obstáculo encontrado foi a existência de pacientes já falecidos que ainda integram a lista de espera.

A Secretaria de Saúde informou ao MPDFT que foi criado um grupo de trabalho para requalificação da fila de espera e para apresentação de plano de ação em relação à neuropediatria na rede pública. O documento deve ser entregue até 8 de abril

Em 2019, o MPDFT havia ajuizado ação civil pública com o objetivo de extinguir a fila para atendimento. Em 2023, a questão voltou à pauta, totalizando mais de 10 mil crianças e adolescentes na fila.

FonteMPDFT

Câncer de mama: rede pública do Distrito Federal organiza linha de cuidado integral

Por Kleber Karpov Projeções elaboradas pelo Instituto Nacional de Câncer...

Saúde do DF chama 75 padioleiros aprovados em processo seletivo

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

CLDF concede título de Cidadão Benemérito de Brasília a André Watanabe, diretor do ICTDF

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal acolhe,...

Gustavo Rocha e bancada do DF articulam com Hugo Mota sobre manutenção do Fundo Constitucional

Por Kleber Karpov Uma comitiva composta por senadores e deputados...

45 mil jovens de 10 a 14 anos estão com vacinação incompleta contra a dengue

Por Kleber Karpov Um contingente expressivo de 45 mil residentes...

Saúde do DF disponibiliza 523 cadeiras de rodas a serem ofertadas pelo SUS no DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

PMDF adquire 300 dispositivos taser para reforçar a segurança

Por Kleber Karpov A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF)...

Destaques

Câncer de mama: rede pública do Distrito Federal organiza linha de cuidado integral

Por Kleber Karpov Projeções elaboradas pelo Instituto Nacional de Câncer...

Diplomacia: Lula parabeniza vitória de Flávio Bolsonaro, eleito presidente dos Estados Unidos do Brazil

Por Kleber Karpov O café ainda estava quente na mesa...

Saúde do DF chama 75 padioleiros aprovados em processo seletivo

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

CLDF concede título de Cidadão Benemérito de Brasília a André Watanabe, diretor do ICTDF

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal acolhe,...

Gustavo Rocha e bancada do DF articulam com Hugo Mota sobre manutenção do Fundo Constitucional

Por Kleber Karpov Uma comitiva composta por senadores e deputados...