20.8 C
Brasília
22 abr 2026 20:42

Obesidade na mira da Saúde

Pacientes com sobrepeso terão acompanhamento multidisciplinar

A Secretaria de Saúde começa a implantar, neste ano, o Plano de Ação da Linha de Cuidado do Sobrepeso e Obesidade, aprovado pelo colegiado de gestão da pasta em março de 2016. O objetivo é organizar o serviço de modo a oferecer acompanhamento adequado aos pacientes.

“Serão três pontos de atenção. Na atenção primária, essa pessoa com sobrepeso ou obesidade será identificada e encaminhada para o tratamento adequado. Ela será acompanhada e se em um ano não houve redução entre 5% e 10% de peso, esse paciente é encaminhado para o nível secundário, com consulta com endocrinologista, participando de grupo multidisciplinar com oito encontros”, explica a nutricionista da Secretaria de Saúde, Fernanda Farias.

Ela completa que se em dois anos a pessoa não atingir a meta de melhora clínica, é encaminhada para o nível terciário, onde será feita nova avaliação para uma possível cirurgia bariátrica. “Depois de um ano e meio, esse mesmo paciente pode seguir para uma cirurgia reparadora e, não havendo intercorrências, ele volta a ser acompanhado pela atenção primária”, completa.

A linha de cuidados será implementada, inicialmente, na Região Centro-Norte de Saúde, que engloba Varjão, Lago Norte, Granja do Torto, Asa Norte e Cruzeiro. Isso deve ocorrer até o final deste ano. Depois, será levada para as outras seis regiões de saúde. “Esse plano deverá ser totalmente implantado até 2019”, destaca Fernanda Farias.

 

Alerta

 

Pesquisa do Ministério da Saúde divulgada em 2014 aponta que o DF está na 22ª posição no ranking de obesidade entre os estados brasileiros, com 50% da população acima do peso.

Pesquisa da Universidade de Brasília aponta que o Sistema Único de Saúde (SUS) gasta, anualmente, cerca de R$ 500 milhões com tratamento de doenças relacionadas à obesidade (doenças cardíacas, diabetes, aumento de pressão arterial, câncer, infertilidade).

Apesar de somente agora começar a implantar uma linha de cuidados do sobrepeso e obesidade, a Secretaria de Saúde do DF já promove ações de prevenção ao aumento de peso. Diversos centros de saúde contam com programas de orientação alimentar e prática de atividades físicas, como o Probem no Recanto das Emas, que trata desde crianças até idosos.

Fonte: SES-DF

Governo federal intensifica vacinação nas escolas públicas e busca alcançar 27 milhões de estudantes

Por Kleber Karpov O Governo Federal anunciou, nesta quarta-feira (22/Abr),...

Mais de 4 mil recém-nascidos foram beneficiados com leite humano no DF este ano

Por Kleber Karpov Um total de 4.089 recém-nascidos foram beneficiados...

Policial militar agride homem com tapa durante abordagem em Natal

Por Kleber Karpov Um policial militar foi filmado agredindo um...

Prefeitura de Faina (GO) retoma concurso público com salários de até R$ 13,5 mil

Por Kleber Karpov A Prefeitura Municipal de Faina definiu um...

PDT aciona STF para anular eleição de Douglas Ruas na Alerj

Por Kleber Karpov O Partido Democrático Trabalhista (PDT) protocolou, nesta...

Destaques

Governo federal intensifica vacinação nas escolas públicas e busca alcançar 27 milhões de estudantes

Por Kleber Karpov O Governo Federal anunciou, nesta quarta-feira (22/Abr),...

Vacina na gestação fortalece a saúde materna e protege o bebê desde os primeiros meses de vida

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Mais de 4 mil recém-nascidos foram beneficiados com leite humano no DF este ano

Por Kleber Karpov Um total de 4.089 recém-nascidos foram beneficiados...

Policial militar agride homem com tapa durante abordagem em Natal

Por Kleber Karpov Um policial militar foi filmado agredindo um...