25.5 C
Brasília
28 abr 2024 22:02


Obesidade na mira da Saúde

Pacientes com sobrepeso terão acompanhamento multidisciplinar

A Secretaria de Saúde começa a implantar, neste ano, o Plano de Ação da Linha de Cuidado do Sobrepeso e Obesidade, aprovado pelo colegiado de gestão da pasta em março de 2016. O objetivo é organizar o serviço de modo a oferecer acompanhamento adequado aos pacientes.

“Serão três pontos de atenção. Na atenção primária, essa pessoa com sobrepeso ou obesidade será identificada e encaminhada para o tratamento adequado. Ela será acompanhada e se em um ano não houve redução entre 5% e 10% de peso, esse paciente é encaminhado para o nível secundário, com consulta com endocrinologista, participando de grupo multidisciplinar com oito encontros”, explica a nutricionista da Secretaria de Saúde, Fernanda Farias.

Ela completa que se em dois anos a pessoa não atingir a meta de melhora clínica, é encaminhada para o nível terciário, onde será feita nova avaliação para uma possível cirurgia bariátrica. “Depois de um ano e meio, esse mesmo paciente pode seguir para uma cirurgia reparadora e, não havendo intercorrências, ele volta a ser acompanhado pela atenção primária”, completa.

A linha de cuidados será implementada, inicialmente, na Região Centro-Norte de Saúde, que engloba Varjão, Lago Norte, Granja do Torto, Asa Norte e Cruzeiro. Isso deve ocorrer até o final deste ano. Depois, será levada para as outras seis regiões de saúde. “Esse plano deverá ser totalmente implantado até 2019”, destaca Fernanda Farias.

 

Alerta

 

Pesquisa do Ministério da Saúde divulgada em 2014 aponta que o DF está na 22ª posição no ranking de obesidade entre os estados brasileiros, com 50% da população acima do peso.

Pesquisa da Universidade de Brasília aponta que o Sistema Único de Saúde (SUS) gasta, anualmente, cerca de R$ 500 milhões com tratamento de doenças relacionadas à obesidade (doenças cardíacas, diabetes, aumento de pressão arterial, câncer, infertilidade).

Apesar de somente agora começar a implantar uma linha de cuidados do sobrepeso e obesidade, a Secretaria de Saúde do DF já promove ações de prevenção ao aumento de peso. Diversos centros de saúde contam com programas de orientação alimentar e prática de atividades físicas, como o Probem no Recanto das Emas, que trata desde crianças até idosos.

Fonte: SES-DF

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever