22.5 C
Brasília
05 dez 2025 13:03

Hospital Regional de Ceilândia terá pronto-socorro ampliado

No aniversário de 42 anos da unidade, a governadora em exercício Celina Leão anunciou a ordem de licitação da reforma com investimento de R$ 12 milhões

Por Jak Spies

O Hospital Regional de Ceilândia (HRC) receberá uma reforma e ampliação do pronto-socorro. A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão, fez o anúncio na comemoração do 42º aniversário do HRC, nesta segunda-feira (28), afirmando que o investimento para a obra será de aproximadamente R$ 12 milhões.

Além de atender a população de Ceilândia, o HRC também recebe pacientes do Sol Nascente/Pôr do Sol e de Águas Lindas (GO) | Foto: Divulgação/Vice-Governadoria

“Estamos em processo licitatório da ampliação e reforma do pronto-socorro, e, em breve, nós vamos lançar a ordem de serviço. Foi uma determinação do governador Ibaneis Rocha. Nós não poderíamos vir aqui sem deixar um presente para o hospital no dia de seu aniversário”, declarou Celina Leão.

A governadora em exercício também comentou a respeito de outros equipamentos públicos previstos para a saúde. “Nós já estamos em estudo sobre um novo hospital entre as regiões de Samambaia e de Ceilândia. O governador lançou novos hospitais, como o Ortopédico do Guará e o do Recanto das Emas, e vai lançar o de São Sebastião. Mas, com certeza, essa região de Ceilândia precisa de uma atenção muito especial, pela pressão da demanda e também das cidades que circundam o DF”, ressaltou.

Além de atender a população de Ceilândia, o HRC também recebe pacientes do Sol Nascente/Pôr do Sol e de Águas Lindas (GO). A secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, ressaltou que a região conta com duas unidades de Pronto Atendimento (UPAs) que necessitam do apoio do hospital. “O pronto-socorro de Ceilândia é, depois do Hospital de Base, onde chega a maior demanda de atendimento na porta. É um hospital de vanguarda aqui no DF, que abriga grande quantidade da população”, observou.

“Foi uma determinação do governador Ibaneis Rocha. Nós não poderíamos vir aqui sem deixar um presente para o hospital no dia de seu aniversário”Celina Leão, governadora em exercício

O vigilante Edson Batista Lopes comemorou o anúncio da reforma. “Toda a demanda da saúde da região vem para cá. O hospital e a cidade cresceram nos últimos anos, por isso essas melhorias que estão chegando são muito importantes para nossa cidade”, disse o morador do Sol Nascente/Pôr do Sol e usuário da unidade hospitalar.

Mais estrutura

Durante a pandemia, o Hospital Regional de Ceilândia ganhou uma unidade modular acoplada ao hospital com 73 leitos. Essa estrutura faz parte da clínica médica do hospital. A ortopedia possui 46 leitos de cirurgia e o centro cirúrgico foi renovado com a central de material esterilizado.

O centro cirúrgico da unidade foi reforçado com oito anestesistas, três cirurgiões gerais, três ortopedistas, três ginecologistas e três enfermeiros. A medida impactou nos atendimentos da unidade, que ampliou o número de cirurgias eletivas.

O ambulatório de estomias, localizado na Policlínica II do hospital, realizou 925 consultas e 2.514 procedimentos apenas no primeiro semestre de 2023. Além disso, a brinquedoteca do Hospital Regional de Ceilândia foi reinaugurada no final do ano passado.

Melhorias que agradam ao aposentado João Marques Ferreiros. “Esse aqui é o coração de Ceilândia. Esse hospital vem atender não só o pessoal de Ceilândia, mas do Entorno todo. É um hospital em que as pessoas vêm procurar atendimento e têm uma excelente cobertura na Atenção Primária”, acentuou.

Quatro décadas de atendimento

O Hospital de Ceilândia nasceu para atender uma região em crescimento e abriu as portas em 1981. “Hoje a gente percebe que o caminho do hospital é estar sempre se reinventando. Foi assim na pandemia e a cada dia com os atendimentos”, destacou o diretor do Hospital Regional de Ceilândia, Márcio Miranda dos Santos.

O diretor acrescentou que Ceilândia é uma das cidades que mais crescem no Distrito Federal, com uma população dependente do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo ele, há planos para emergência, pediatria e centro obstétrico. “São os principais pontos de ação que vamos desencadear. Foi uma surpresa a fala da governadora em exercício. Esperávamos uma reforma e agora soubemos que haverá uma expansão”, ressaltou.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...