20.5 C
Brasília
21 jun 2024 23:47


“É a mãe de todos os habitantes do Distrito Federal” diz Maria Célia sobre a filha, Celina Leão

Por Kleber Karpov

Neste domingo (12/Mai), em que se comemora o Dia das Mães, em uma homenagem protagonizada pela vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressista), a homenageada, Maria Célia Leão, acabou por ‘inverter a pauta’, ao ratificar o que muitos já perceberam que a Leoa, como é carinhosamente conhecida no DF “é a mãe de todos os habitantes do Distrito Federal”.

E a frase, proferida por Maria Célia, que por diversas ocasiões evita tecer comentários sobre a atuação política da filha, por contenção ao excesso de orgulho, apenas reflete, o que para quem acompanha a carreira de Celina Leão, é facilmente constatável.

Como por diversas ocasiões abordadas por PDNews, ao longo dos 10 anos de cobertura jornalística sobre o Distrito Federal, Celina Leão coleciona realizações nos diversos momentos da carreira política, fosse enquanto deputada distrital, federal, vice-governadora e, governadora interina.

No funcionalismo do DF

Enquanto distrital, alguns dos momentos marcantes estão os acolhimentos, muitos considerado improváveis, a exemplo da entrega de flores brancas, aos professores da Secretaria de Estado de Educação do DF (SEEDF)(Out/2015), após episódios em que os profissionais de educação foram alvos de agressões por parte da Polícia Militar do DF (PMDF), a mando do então governador do DF, Rodrigo Rolemberg (PSB), por estarem em greve. Ou ainda, por intermediar junto ao Banco de Brasília, no final de janeiro de 2016, as primeiras movimentações que tornaram possíveis que servidores do GDF, superendividados, pudessem ter acesso a renegociação das dívidas, curso de educação financeira e redução nos descontos efetuados pelos bancos, nos contracheques.

Às mulheres

Ou ainda por se tornar a referência no Distrito Federal, que chegou até as Organizações das Nações Unidas (ONU), na proposição de Leis, muitas aprovadas, e da atuação na defesa da mulher, contra agressões, contra o feminicídio, por se criar dispositivos de proteção a mulher, pelo empoderamento feminino, sobretudo,  por mais participação de mulheres na política e, em especial, no Judiciário brasileiro.

No esporte

Também por acolher e estimular crianças e adolescentes, a praticarem esportes, com atuação especial, junto a comunidade de para-atletismo, em que ajuda e estimula o preparo de atletas de alta performance para atuar no atletismo paralímpico.

Na saúde

A Leoa também foi implacável por atuar em frentes e demandas da saúde pública do DF, desde ações ainda enquanto distrital, fosse com relação a aprovação do pagamento das gratificações do funcionalismo público, do apoio a realização da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde na Câmara Legislativa do DF (CLDF)(2017). CPI essa que provocou mudanças substanciais na gestão da Saúde do DF.

Porém, foi na condição de governadora interina e de vice-governadora que o DF assistiu a proatividade de Celina Leão em relação a redução das cirurgias eletivas representadas pela pandemia do coronavírus, ao mobilizar a Saúde, buscar recursos e propor mutirões e, parcerias para a iniciativa privada para estancar mais de 30 mil procedimentos da demanda reprimida.

Ou ainda, na atuação de guerra que o DF teve que empreender com relação a epidemia de dengue, desde o início de janeiro desse ano, em que mobilizou todas as esferas do governo, para na condição de interina, e mesmo de vice-governadora, ajudar o governador Ibaneis Rocha (MDB), a conter a ação do aedes-aegypti, reduzir os locais que servem de foco do desenvolvimento do mosquito e atuar na conscientização da população.

Nas finanças

Celina Leão também foi peça fundamental para ajudar Rocha, tanto em eventos de mobilização da opinião pública e entidades civis, como na articulação política, em relação a necessidade e relevância da manutenção dos reajustes do Fundo Constitucional do DF (FCDF), que chegou a ter ameaça real de o Congresso em relação a limitação do teto do índice de reajuste do arcabouço fiscal. Algo que, em 10 anos, segundo o secretário de Ney Ferraz Júnior, secretário de Estado de Economia do DF (SEEDF), poderia resultar, ao longo de 10 anos, em um rombo de R$ 87 bilhões aos cofres públicos do DF.

Na segurança

A vice-governadora também teve papeis imprescindíveis tanto na manutenção da gestão, por parte do Distrito Federal, das forças de seguranças, após o episódio do 8 de janeiro em que vândalos depredaram instituições públicas dos poderes instituídos da República, e, com a intervenção por parte do governo federal das forças de segurança do DF, se cogitou retirar, em definitivo, tal prerrogativa do DF. Situação essa em que a Leoa se impôs e demonstrou a relevância da gestão da segurança pública da capital do país, por parte do GDF, uma vez que a Unidade da Federação é responsável por gerir e garantir a lei e a ordem a cerca de 3 milhões de habitantes.

Também Celina Leão, recentemente, teve papel imprescindível por articular no Congresso Nacional e garantir alteração da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) de 2024 e com isso garantira na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024, a possibilidade de o DF contratar mais de 2.000 profissionais de segurança pública para as polícias militar e civil do DF.

A então governadora enfrentou ainda outro desafio, decorrente de alagamentos e enchentes provenientes às fortes chuvas que ocorreram no DF, em 3 de janeiro, e afetou em especial comunidades de Vila Cauhy, Candangolândia e nos dias seguintes na Região Administrativa Pôr do Sos/Sol Nascente. Em ambos os episódios, Celina Leão foi a campo e atuou prontamente para garantir assistência fosse aos pacientes, ou às vítimas das enchentes, em vulnerabilidade social.

Mãe de todo do DF

Então, por esse prisma, Maria Célia, ao interver a pauta da homenagem de Celina Leão, que certamente são fontes da reciprocidade de orgulhos mútuos, o fato é que a matriarca, endossou algo que poucos percebem. A filha, a Leoa, se tornou a mãe de milhares de brasilienses e moradores da capital do país. E teve um ótimo exemplo a seguir.

Feliz Dia das Mães!

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever