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04 maio 2024 03:31


DF Libras CIL Online: Aplicativo garante atendimento virtual em Libras em tempo integral em órgãos do GDF

Plataforma DF Libras CIL Online, lançado pelo GDF, deve ser adotado em órgãos públicos do GDF para garantir acesso pleno de pessoas com deficiência

Por Kleber Karpov

A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressista), lançou nesta quarta-feira (6/Dez), o programa DF Libras CIL Online, em solenidade no Palácio do Buriti. A iniciativa permite que pessoas com algum grau de deficiência auditiva possa se comunicar com servidores dos órgãos públicos do GDF, de forma acessível e digital, por intermédio de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Durante o lançamento, Celina Leão, ressaltou a importância do DF Libras CIL Online para assegurar os direitos e garantias das pessoas com deficiência auditiva: “O DF Libras CIL Online é a garantia da acessibilidade de 100% da nossa comunidade surda, ou seja, 24 horas por dia, sete dias por semana, haverá a disponibilidade da tradução simultânea”.

Acessibilidade

Celina Leão ponderou ainda que o aplicativo passa a ser um instrumento importante de acessibilidade, às pessoas deficiência auditiva, que precisam de atendimento por parte dos diversos órgãos que compõem o GDF. “É a acessibilidade chegando de verdade ao dia a dia da pessoa com deficiência. Quanto mais a pessoa com deficiência consegue acessar os serviços públicos, melhor ela exerce em plenitude a sua cidadania”, prosseguiu a vice-governadora.

Integração

A primeira-dama e chefe-executiva de Políticas Sociais, Mayara Noronha Rocha, destacou ao programa de integração do governo, e a especial atenção da coordenação da Secretaria da Pessoa com Deficiência do DF (SEPD). “Essa secretaria nasceu na gestão do governador Ibaneis Rocha, um governador que deu prioridade, entre tantas outras que existem em um governo, à ampliação da acessibilidade. E a gente faz um grande link: existem o Legislativo, Executivo e Judiciário, e, na maioria das vezes, cada um fica no seu mundinho fechado. Mas essa secretaria também é a prova de que a junção do Legislativo com o Executivo faz a diferença”, pontuou.

Como funciona

O DF Libras CIL Online oferece atendimento à comunidade surda por meio de videochamadas em tempo real, com intermediação por intérpretes de Libras, todos os dias da semana, em qualquer horário. Para ter acesso ao atendimento, basta que a pessoa com deficiência auditiva realize um cadastro junto ao GDF, o que deve ser feito, por meio do aplicativo, disponível nas plataformas Android, instalada por meio do Google Play ou IOS na Apple Store.

Também é possível se solicitar o atendimento por meio da intermediação de um intérprete de Libras, requisitado no órgão ofertante do serviço público pelo próprio servidor responsável pelo atendimento. Anteriormente, o usuário precisava fazer agendamento prévio ou de forma emergencial do serviço pela Central de Intermediação em Libras (CIL), presencialmente.

Para o secretário da Secretária de Estado da Pessoa com Deficiência (SEPD), Flávio Santos “É mais uma ferramenta que o GDF disponibiliza para os deficientes auditivos; a comunicação acessível é uma das ferramentas mais importantes para essa comunidade, pois, a partir do momento em que existe a acessibilidade, essas pessoas se tornam pertencentes ao meio, se fazem ouvidas, atendidas e compreendidas”.

Oportunidade

Lorrane Marra, 24 anos, estudante aprovou a iniciativa – Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

Presente ao lançamento, a estudante Lorrane Marra, 24, aprovou a iniciativa do GDF: “Nós, da comunidade surda, precisávamos da acessibilidade, em qualquer lugar, no médico, na polícia. Às vezes, é impossível o intérprete estar conosco nos atendimentos, presencialmente. Então, é uma iniciativa muito importante para nós da comunidade surda”.

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