19.5 C
Brasília
27 abr 2024 07:22


Alexandre de Moraes determina prisão de Anderson Torres

Ex-secretário de Segurança Pública do DF é o segundo nome da cúpula das forças de segurança do DF com determinação de prisão por ministro do STF

Por Kleber Karpov

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou a prisão, nesta terça-feira (10) do ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF),  Anderson Torres (Republicanos-DF). O ex-secretário, também é ex-ministro da Justiça do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ) teve o pedido de prisão realizado por parte da Advocacia-Geral da União (AGU), por omissão da repressão dos ataques de golpistas, bolsonaristas às dependências dos três poderes da República, na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

Torres retomou o cargo de secretário de segurança do GDF após a derrota de Bolsonaro. E, embora estivesse nos Estados Unidos, na ocasião da invasão dos golpistas bolsonaristas e a depredação do patrimônio público e histórico nas dependências do Palácio do Planalto, STF e Congresso Nacional, a conduta do então aliado do ex-presidente, foi considerada suspeita, uma vez que houve ampla divulgação, prévia, nas redes sociais, de pretenção de invasão, por parte dos golpistas, das instituições na Praça dos Três Poderes.

Por ocasião das críticas e após os atos terroristas dos bolsonaristas, Torres chegou a divulgar uma nota em que negou haver conivência ao que classificou de “barbárie”. “Lamento profundamente que sejam levantadas hipóteses absurdas de qualquer tipo de conivência minha com as barbáries que assistimos”, escreveu em rede social.

Repercussões

Tais invasões acabaram por resultar na exoneração de Torres, por parte do governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), e da intervenção do governo federal, sobre as forças de segurança do DF.

O caso resultou ainda no afastamento de Rocha, do comando do GDF, por 90 dias, por parte do ministro Alexandre de Moraes, cargo assumido, interinamente, pela vice-governadora, Celina Leão.

Prisão de ex-comandante da PMDF

Além do mandado de prisão de Torres, o ministro do STF também determinou a prisão do ex-comandante da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), coronel Fábio Augusto Vieira, responsável pela tropa que atuou durante os atos antidemocráticos neste domingo (8) contra o Congresso, o Palácio do Planalto e a Suprema Corte.



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter








BATEMOS OS 15 MILHÕES DE LEITURAS DE MATÉRIAS! OBRIGADO!

Leituras de matérias publicadas desde o lançamento de Política Distrital
em outubro de 2014 até a presente data.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever