20.5 C
Brasília
26 abr 2024 03:05


Sites do GDF voltam a funcionar, após ataque

O site do Palácio do Buriti, ainda não havia sido reestabelecido, na tarde de hoje, mas o da Secretaria de Saúde funcionava normalmente

Por Ana Paula Oliveira

Os sites da Secretaria de Saúde do Distrito Federal e do Palácio do Buriti sofreram ataque hacker, nessa terça-feira (1º/3). Segundo o Governo do Distrito Federal (GDF), as plataformas tiveram o funcionamento retomado, nesta quarta-feira (2/03), sem prejuízo nos serviços, já que, não houve invasão dos sistemas de informação, nem acesso aos dados corporativos do GDF.

O site do Palácio do Buriti, ainda não havia sido reestabelecido, na tarde de hoje, mas o da Secretaria de Saúde funcionava normalmente.

Equipes da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC) da Polícia Civil do DF entraram no circuito para apurar a invasão hacker ao servidor do GDF. Os policiais trabalham para identificar o servidor e o computador de onde teria partido o ataque.

Confira uma da imagens que colocadas pelos invasores em um dos sites

A página do portal do governo ostentava a imagem clássica da franquia do filme norte-americano Purge — conhecida por ter um palhaço armado, com a bandeira dos Estados Unidos como máscara.

Além da imagem, o criminoso escreveu a frase abaixo, criticando a fragilidade da segurança virtual dos órgãos políticos.

“Quem diria que um plugin desatualizado me daria acesso ao servidor do Governo do Distrito Federal… Não adianta de nada esse Firewall aí com esse plugin desatualizado porra. Alguém chama a equipe de TI do TSE para cuidar desse servidor aqui. HAHAHA. Com certeza ficará ‘inhackeavel’. Achei que era em Brasília que o pessoal levava a segurança a sério. Acho que me enganei. Pau no cu de todos os engravatados de Brasília. Vão se fuder seus vermes parasitas”,

Confira a nota do GDF 

O GDF esclarece que o acesso indevido a dois sites institucionais do governo, ocorrido ontem, não afetou os serviços prestados pelo GDF.

Imediatamente após a detecção do acesso, todos os portais institucionais foram indisponibilizados para verificação de segurança.

Não houve invasão dos sistemas de informação, nem acesso aos dados corporativos do GDF.

Assim, não houve prejuízos para o governo nem para os cidadãos.

Os sites do GDF foram atualizados, testados e restabelecidos. Todos os serviços estão funcionando normalmente, desde a madrugada de quarta-feira (2).

O GDF investe, constantemente, em segurança e novas tecnologias para ampliar e garantir o acesso da população aos serviços oferecidos pelo governo na Internet de forma ágil e segura.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever