GDF imuniza 100% dos idosos com mais de 70 anos

Até o momento, 1.081.636 pessoas receberam a primeira dose; 368.426, a segunda; e 33.729 foram vacinados com dose única

32
Print Friendly, PDF & Email

“Estamos alcançando a imunização de um público significativo graças ao empenho dos profissionais de saúde e ao apoio do governador Ibaneis Rocha para evoluirmos em meio a tantas adversidades”Osnei Okumoto, secretário de Saúde

O Distrito Federal atingiu, na última segunda-feira (12), a marca de 100% de imunização completa contra a covid-19 da população estimada de 70 anos ou mais, ou seja, 100% desse público vacinado com as duas doses.

Ao todo, segundo a Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), o DF soma 142.131 indivíduos com 70 anos ou mais.

O percentual de vacinados ultrapassa 100% nos grupos acima de 70 anos. Isso ocorre pois consta nos registros da vacinação a aplicação de doses em pessoas de outras unidades da Federação que se vacinaram no DF – um quantitativo além do previsto.

Publicidade

Maioria do público de 60 a 64 anos recebeu a AstraZeneca em abril; segunda dose, para essa parcela, será neste mês | Arte: Divulgação/Agência Saúde
Maioria do público de 60 a 64 anos recebeu a AstraZeneca em abril; segunda dose, para essa parcela, será neste mês | Arte: Divulgação/Agência Saúde

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, comemorou mais esse avanço: “Estamos alcançando a imunização de um público significativo da população graças ao empenho dos profissionais de saúde da rede pública e ao apoio que temos recebido do governador Ibaneis Rocha para evoluirmos em meio a tantas adversidades. O DF faz a vacinação de pessoas de todos os estados da Federação e sempre tem garantido a aplicação da segunda dose, completando de forma correta a imunização”.

Nos grupos de 60 a 64 anos e de 65 a 69 anos, a cobertura ultrapassa 90% com a primeira dose. A vacinação desse público começou em abril, e julho será o mês em que a maior parte desses cidadãos deve receber a segunda dose.

Atualmente, a campanha de vacinação no DF contempla o público de 41 anos ou mais. Em coletiva de imprensa na última segunda-feira (12), o secretário de Saúde e o da Casa Civil, Gustavo Rocha, informaram que a vacinação vai avançar para mais faixas etárias na próxima semana, com a previsão da chegada, até sexta-feira (16), de mais doses de imunizantes contra a covid-19.

Ainda na coletiva, os secretários disseram que, após inúmeras reuniões, o Ministério da Saúde se comprometeu a readequar as doses da vacina enviadas ao Distrito Federal, uma vez que os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que contabilizavam a população residente no DF se encontravam desatualizados (confira quadro acima com o número correto da população do DF).

Até o momento, 1.081.636 pessoas receberam a primeira dose, 368.426 foram imunizadas com a segunda dose e 33.729 tomaram a dose única (imunizante da Janssen).

FONTEAgência Brasília
Artigo anteriorFarmacêutica da Precisa Medicamentos não poderá silenciar na CPI em depoimento como testemunha
Próximo artigoGDF disponibiliza mais 150 brigadistas para ajudar no combate a incêndios