14.5 C
Brasília
19 jun 2024 10:43


CLDF recebe a terceira edição do evento Enfermagem Multiverso

A iniciativa é da deputada Dayse Amarilio

Na próxima quarta-feira (8), às 18h, o auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal será palco da terceira edição do “Enfermagem Multiverso”. Proposto pela deputada Dayse Amarilio (PSB), que é enfermeira obstetra, o projeto, este ano, abrirá a Semana Brasileira da Enfermagem, comemorada em maio, de uma maneira especial, abordando um tema relevante sobre a profissão que representa mais de 62% do cuidado em saúde no país: “As Mulheres da Enfermagem – Suas Marcas e Lutas”.

O evento, realizado no formato de um talk show, também oferecerá espaços para descompressão aos profissionais que servem à sociedade do Distrito Federal, com música de qualidade e a participação de um dos maiores comediantes da enfermagem brasileira, Diego Besou, que contribuirá para que o debate sobre a temática seja realizado de forma lúdica e descontraída.

Foram convidados para a terceira edição do “Enfermagem Multiverso”: a Secretária de Saúde, Lucilene Florêncio;  a vice-governadora do DF, Celina Leão (PP); a presidente da ABEN – DF, Karine Fonseca; o presidente do SindEnfermeiro DF, Jorge Henrique; a diretora do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate), Josy Jacob; e o presidente do Coren-DF, Elissandro Noronha.

Enfermagem Multiverso

Dayse Amarilio explica que o projeto Enfermagem Multiverso surgiu através de um olhar atento para a profissão. “O Projeto Enfermagem Multiverso nasceu quando olhamos com carinho para a Enfermagem, que é uma profissão que se modifica constantemente e tem uma atuação transversal, fundamental no processo de adaptação, readaptação, empoderamento e de ocupação de espaços”, diz.

“Pensar a Enfermagem Multiverso é pensar numa categoria que pode se travestir de qualquer coisa e desempenhar seu papel com maestria, nos mais variados setores e atendendo a diversos públicos. Além disso, é também pensar na Enfermagem que influi alterando processos de construção, de capacitação e de modificação de sistemas, sempre pensando no bem comum, numa atuação pautada pelo cuidado e, principalmente, norteada pela ciência”, completa a distrital.

Para a parlamentar, o evento é uma grande celebração aos profissionais que diariamente consolidam a profissão e que precisam e merecem apoio, condições dignas de trabalho e reconhecimento. “É uma forma singela de cuidar de quem cuida e proporcionar um momento de leveza, conexões e muita troca de informação”, reforça Dayse Amarílio.

Semana da Enfermagem

Dia 12 de maio comemora-se mundialmente o Dia da Enfermagem e o Dia do Enfermeiro, em homenagem a Florence Nightingale, marco da enfermagem moderna no mundo e que nasceu em 12 de maio de 1820. No Brasil, além do Dia do Enfermeiro, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 40, em homenagem a dois grandes personagens da Enfermagem no mundo: Florence Nigthingale e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.

Inscrições

A programação começa às 17h com uma sessão de autógrafos com Diego Besou para os participantes e convidados. Às 18h o evento, que será dividido em blocos, terá início, chegando ao fim às 22h.

As inscrições para quem quiser participar estão sendo realizadas via Sympla, de forma gratuita. O público esperado é de profissionais de saúde, estudantes e interessados na temática.

Programação

17h – Sessão de autógrafos com Diego Besou

18h – Abertura  do evento

19h – Mesa de abertura

20h30- Show Diego Besou

Serviço:

Terceira Edição do Enfermagem Multiverso

Tema: “As Mulheres da Enfermagem – Suas Marcas e Lutas”.

Data: 08/05/2024

Local: Auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal

Horário: 18h

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever