Ibaneis anuncia lançamento do Hospital Oncológico e homenageia Jofran Frejat

136
Print Friendly, PDF & Email

Por Kleber Karpov

Durante o lançamento do programa Renova-DF, nesta terça-feira (8/Jun), em Samambaia, o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), confirmou o lançamento para quarta-feira (9/Jun), do Hospital Oncológico Jofran Frejat para esta quarta-feira (9/6). Ocasião em que o Rocha deve assinar a ordem de serviço para se dar o início da construção da nova unidade de saúde.

“Vamos lançar o que, para mim, é a maior obra. O maior legado que vamos deixar para o nosso governo: Hospital Oncológico . Uma obra que vai fazer com que o DF seja referência no tratamento de câncer. E ainda uma homenagem a quem foi talvez o maior médico da história dessa cidade. Cuidou da saúde como ninguém. A homenagem será feita ao seu nome e à sua história”, afirmou Ibaneis.

Publicidade

O hospital tem duração prevista de três anos e deve ser erguido em um terreno de 40 mil metros quadrados no Setor de Áreas Isoladas Norte (SAIN), ao custo de cerca de R$ 120 milhões. A unidade foi projetada para conter uma estrutura de 172 leitos, desses, 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com capacidade de atender uma demanda anual de aproximadamente 9 mil atendimentos médicos.

Reação

O anúncio de Rocha repercutiu na Câmara Legislativa do DF (CLDF), com elogios dos deputados distritais Agaciel Maia (PL), Rodrigo Delmasso (REPUBLICANOS) e Hermeto (MDB).

Agradecimento especial ocorreu por parte do distrital, Jorge Vianna (PODEMOS), ao lembrar que o Hospital Oncológico é uma de suas principais bandeiras de campanha. Por diversas ocasiões, tanto na tribuna do CLDF, quanto em reunião com o governador, o parlamentar pautou, reivindicou e cobrou a construção de unidade hospitalar, referência em atendimento oncológico no DF. Sempre com o argumento de ser incabível o DF, capital do país, não ter uma referência em atendimento as vítimas de câncer.

Homenagem

O hospital, inicialmente, recebeu o nome de Hospital Oncológico de Brasília. Porém, passou por mudanças e recebeu um novo nome, em homenagem ao ex-secretário de Estado de Saúde, e ex-deputado federal, o médico Jofran Frejat, morto em novembro de 2020.

Artigo anteriorPF cumpre mandados de prisão contra hackers suspeitos de atacar STF
Próximo artigo50 mil moradores devem se beneficiar com novas áreas de regularização