Central de Radiologia de Taguatinga abre nesta sexta e sábado para fazer mamografias

Pacientes foram agendadas pelas unidades básicas de saúde e pela Secretaria da Pessoa Com Deficiência

201


Print Friendly, PDF & Email

A Central de Radiologia de Taguatinga (CRT) abrirá, excepcionalmente, nesta sexta-feira (30), ponto facultativo no Governo do Distrito Federal, e no sábado (31), para realizar exames de mamografia. As pacientes foram previamente encaminhadas pelas unidades básicas de saúde da Região de Saúde Sudoeste*. A ação, que faz parte dos atendimentos do Outubro Rosa, também vai contemplar mulheres cadeirantes.

Serão atendidas 36 mulheres por dia, sendo que a capacidade é de aproximadamente quatro exames por hora. O mamógrafo da CRT é um dos cinco aparelhos novos instalados em 2019 na rede pública de saúde. Os equipamentos, além de permitir melhor detalhamento dos exames, facilitam o acesso de cadeirantes e pessoas com nanismo.

Estão previstos os atendimentos de seis pacientes cadeirantes em cada dia da ação. Essas mulheres foram encaminhadas pela Secretaria da Pessoa com Deficiência e haverá horários vagos para as pacientes que chegarem sem agendamento. “Se o público for maior que esse serão encaixadas e caso não dê tempo serão agendadas para os próximos dias porque as ações do outubro rosa vão se manter no mês de novembro”, esclarece a diretora da atenção secundária da região de saúde Sudoeste, Shirlene Almeida.

Publicidade

As mulheres que desejarem realizar o exame podem buscar uma UBS para receber a avaliação e encaminhamento para realizar a mamografia a qualquer momento do ano.

*A Região de Saúde Sudoeste é composta pelas Regiões Administrativas de Taguatinga, Samambaia, Águas Claras, Recanto das Emas, Arniqueira e Vicente Pires.