24.5 C
Brasília
26 abr 2024 13:45


SAF promove apresentações culturais, artísticas e educativas no 8º Fórum Mundial da Água

Serão quatro modalidades de intervenções, em dias e locais diferenciados

A Subchefia de Assuntos Federativos – SAF da Secretaria de Governo da Presidência da República coordena intervenções culturais, artísticas e educativas no 8º Fórum Mundial da Água, com o intuito de demonstrar aos participantes um pouco das possibilidades de abordagens da temática água, por meio de manifestações artísticas e culturais. As apresentações também servem para uma breve mostra do grande potencial criativo e artístico dos brasileiros.

Apesar do papel principal da SAF no 8º Fórum Mundial da Água ser a coordenação da 5ª Conferência de Autoridades Locais sobre Água, que promoverá debates e encaminhamentos entre prefeitos, especialistas e gestores públicos estaduais e municipais, a Subchefia decidiu articular perante instituições, associações e artistas que abordam e atuam com a temática e a preservação da água, com a finalidade de promover as apresentações.Serão 4 modalidades de intervenções em dias e horários distintos durante o maior evento sobre a temática da água e dos recursos hídricos no mundo. É a primeira vez que um país da América do Sul vai sediar o Fórum Mundial da Água.

A primeira intervenção acontecerá por meio de uma parceria entre o Serviço de Limpeza Urbana – SLU, a associação Ocupe o Lago e o artista plástico Junai, integrante da Musiclar. Materiais e lixo coletados no Lago Paranoá, durante ações nos dias 17 e 18 de março, serão transformados em utensílios e obras de arte, com a atuação do Junai, servidores da SLU e do público presente na Vila Cidadã do 8º Fórum.

O palestrante Guilhermo Santiago, musicista, instrumentista e palestrante motivador, vai reger a “Orquestra de Garrafas”, quando musicas serão tocadas por meio de sopros em garrafas com níveis diferenciados de água. Visitantes da Vila Cidadã e participantes de palestras vão ser convidados a participar das intervenções musicais.

Equipe da Reserva Ecológica Paraíso na Terra realizará o terceiro tipo de intervenção. Os instrutores irão conduzir exercícios de respiração e meditação em momentos distintos, com um fundo musical de águas escorrendo e se movendo em rios, córregos e cachoeiras, previamente coletado na Reserva.

A quarta intervenção consiste em apresentação da escola de música BSB Musical. Estudantes e professores da Escola surgirão de diversos pontos da Vila Cidadã tocando seus instrumentos e formarão uma orquestra no centro do espaço. Canções relacionadas ao tema água foram devidamente selecionadas para a performance.

Atuando com articulação, uma das principais atividades desempenhadas pela SAF na interlocução entre Governo Federal e entes federados, as intervenções foram facilmente coordenadas. Que os participantes e visitantes do 8º Fórum Mundial da Água curtam as apresentações, com um pouco da diversidade artística e cultural brasileira.

Cronograma das apresentações culturais coordenadas pela SAF:

Apresentações Espaço Dia Horário
Obras de arte e utensílios a partir de materiais coletados no Lago Paranoá Coreto da Vila Cidadã

  21/03

 10 às 11h

Orquestra de Garrafas – Guilhermo Santiago Espaço Brasil

Coreto da Vila Cidadã

21/03

22/03

17 às 18h

14 às 15h

Exercícios de respiração e meditação Coreto da Vila Cidadã

 

Auditório

18/03

22/03

 21/03

11 às 12h

9 às 10h

 12h às 12:15

Apresentação de músicas da BSB Musical Vila Cidadã

23/03

14h e 30 min

 

Serviço: Intervenções culturais, artísticas e educativas no 8º Fórum Mundial da Água

Mais Informações e agendamento de entrevistas:
Assessoria da SAF – (61) 3411-3460/2905 ou 99351-8381
[email protected]

Fonte: Portal Federativo

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever