23.5 C
Brasília
16 abr 2024 12:59


Fundação seleciona servidores da Educação para lecionar pedagogia

Lançado nesta terça-feira (8), edital destina-se a formar corpo docente para a Escola Superior de Magistério

Por Mariana Damaceno

Brasília ganhará ainda este ano a primeira Escola Superior de Magistério. Nesta terça-feira (8), a Fundação Universidade Aberta do Distrito Federal lançou edital para selecionar servidores da carreira de magistério público da Secretaria de Educação para trabalharem como docentes no curso de graduação em pedagogia da nova instituição.

Existem 45 vagas, e as inscrições, que começam no dia 14, poderão ser feitas nas unidades de educação básica das 14 coordenações regionais de ensino público, detalhadas no edital. O prazo se encerra em 30 de março.

O servidor deve estar ativo no cargo de professor ou de orientador na educação infantil ou nos anos iniciais do ensino fundamental. O tempo de exercício compreende três anos, podendo ser renovado por igual período, e é preciso que o interessado tenha titulação de especialista.

Quem for convocado cumprirá metade da carga horária na escola de origem e o restante na Escola Superior de Magistério. Segundo a Secretaria de Educação, os alunos da rede pública não serão prejudicados, pois uma eventual falta do docente será compensada sempre que necessário.

Avaliação
O processo seletivo se dará em três etapas de caráter classificatório e eliminatório. A primeira será a prova de títulos, com pontuação estabelecida no edital. Um doutorado em educação, por exemplo, vale 10 pontos, e cada ano de exercício em uma unidade escolar de educação básica, 1,5.

Na segunda fase, o candidato passará por entrevista conduzida por uma banca de seleção. O último passo ficará por conta do Curso de Introdução a Metodologias Ativas e Formação Docente para a Escola Superior de Magistério. O professor precisará ter frequência mínima de 85% na disciplina de 80 horas/aula e apresentar um trabalho em até 10 dias depois do encerramento.

O resultado vai ser publicado em 1º de julho, e a lista de aprovados estará no site da Secretaria de Educação. Os candidatos que forem classificados fora do número de vagas formarão cadastro reserva, respeitando-se o prazo de vigência do concurso — um ano, prorrogável por igual período.

Os inscritos terão dois dias úteis para interpor recurso em relação às notas. Um formulário deverá ser entregue pessoalmente nas coordenações regionais de ensino, das 9 horas às 11h30 e das 14h30 às 17 horas.

A instituição
A expectativa é que a Escola Superior de Magistério entre em atividade em agosto. O primeiro curso é o de pedagogia, mas outras modalidades serão oferecidas com o tempo. De acordo com a Lei nº 5.141, de 2013, que cria a Fundação Universidade Aberta do Distrito Federal, trata-se de uma instituição pública para a formação de licenciados.

O curso terá oito semestres. No primeiro ano, os alunos estudarão temas relacionados à identidade do docente; no segundo e no terceiro, conteúdos específicos; e no último, haverá residência pedagógica. As aulas ocorrerão em unidades da rede pública de ensino para que o aluno tenha contato com a prática desde o início.

A escola começará com 60 vagas para cada uma das três unidades em funcionamento em locais a serem definidos. O mesmo número de pessoas será selecionado a cada semestre, totalizando, ao longo de quatro anos, quase 1,5 mil alunos. O ingresso na instituição será feito por meio do Enem, sendo que 40% das oportunidades ficarão destinadas a egressos de escolas públicas do Distrito Federal. A manutenção do estabelecimento ficará a cargo da Fundação Universidade Aberta do Distrito Federal.

Inscrição
De 14 a 30 de março

Documentos
– Formulário de inscrição (disponível no edital)
– Cópia de documento de identidade e do CPF
– Cópia de certificado de pós-graduação (Lato Sensu e/ou dos títulos mestre e/ou doutor, de cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação)
– Classificação funcional atualizada (extraída do Sistema Único de Recursos Humanos)
– Formulário de pontuação (disponível no edital), acompanhado da documentação comprobatória dos títulos e experiência profissional

Fonte: Agência Brasília

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever