20.5 C
Brasília
19 dez 2025 19:11

100 mortos. Ops! Sem mortos, ação conjunta da PF e Gaeco cumpre 34 mandados contra faccionados no DF e Entorno

Operação Mosaico contou ainda com apoio da PCDF, PMDF, Senappen e SEADDF com mais de mais de 100 policiais mobilizados para desarticular rede de comunicação e financiamento de grupo organizado

Por Kleber Karpov

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Distrito Federal (FICCO/DF) deflagrou, nesta quinta-feira (18), a Operação Mosaico com o objetivo de desmantelar células locais de uma facção criminosa. As equipes de segurança cumprem 17 mandados de prisão temporária e 17 de busca e apreensão expedidos pela 7ª Vara Criminal de Brasília.

A apuração, realizada em colaboração com o GAECO/MPDFT, identificou uma atuação coordenada entre os investigados para manter a estrutura do grupo criminoso. Segundo a polícia, os suspeitos utilizavam a rede para circular alertas sobre estratégias da facção e planejar ações violentas contra grupos rivais e dissidentes.

Os levantamentos apontam ainda que a organização realizava campanhas para arrecadação de recursos e financiava a aquisição de armamentos e munições. Outra vertente da investigação detectou articulações para a inserção ilegal de aparelhos celulares em unidades do sistema prisional.

Área de atuação e efetivo

A operação mobiliza mais de 100 policiais de diferentes forças de segurança. As ordens judiciais são cumpridas nas regiões administrativas de Planaltina, Santa Maria, Taguatinga, Gama, Ceilândia, Estrutural, Paranoá e Samambaia. No Entorno, as diligências ocorrem em Águas Lindas de Goiás e Cidade Ocidental.

O trabalho conta com o suporte aéreo do helicóptero da Divisão de Operações Aéreas da Polícia Civil (PCDF), além de equipes táticas da Polícia Militar (PMDF) e das polícias penais federal (SENAPPEN) e distrital (SEAP/DF).

Integração de forças

A FICCO/DF atua como uma unidade de cooperação interinstitucional composta pela Polícia Federal, PCDF, PMDF e policiais penais. A missão do grupo é promover a integração estratégica para prevenir e reprimir o crime organizado de natureza grave e violenta na região.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Destaques

PIB da Ride-DF alcança R$ 416,6 bilhões com alta concentração na capital

Por Kleber Karpov O Instituto de Pesquisa e Estatística do...

Ministério da Saúde reforça vigilância contra variante K da Influenza

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde intensificou as ações...

Vigilância Sanitária apreende 2,5 toneladas de alimentos impróprios para consumo em força-tarefa de Natal

Por Kleber Karpov A Divisão de Vigilância Sanitária da Secretaria...

MPDFT aciona Justiça para evitar redução de leitos de UTI pediátrica no DF

A 1ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde...