20.5 C
Brasília
25 abr 2024 07:33


Celina Leão quer discutir condições de trabalho de metroviários em audiência pública

A deputada Celina Leão, vai convocar audiência pública na Câmara Legislativa do DF, sobre melhoria das condições de trabalho dos servidores da Companhia do Metropolitano (Metrô/DF).

Durante o feriado, foram quebradas janelas, vidros, bancos, iluminação e até mesmo o teto do Metrô/DF. De acordo com os dados da Companhia, sete trens foram completamente danificados e cerca de 80% da frota está comprometida por causa dos estragos. Além da falta de segurança pública no DF que facilita este tipo de acontecimento no transporte, pelo menos outras três questões, também podem ser os principais motivos para a precariedade no serviço metropolitano de Brasília.

Não há um planejamento operacional, gestão de pessoas e nem efetivo para trabalhar no Metrô. Ao todo, são 24 estações em funcionamento nos três turnos, com um efetivo de 80 agentes de segurança para atender 150 mil usuários que utilizam os trens diariamente. Os servidores do Metrô trabalham em condições exaustivas, devido o número baixo de funcionários para atender toda a demanda do Distrito Federal. Sem falar, na falta de segurança enfrentada pelos agentes no dia a dia, dentro e fora dos trens.

Para a deputada Celina Leão, “segurança é prevenção e hoje não existe um planejamento preventivo no Metrô. É necessário que exista uma política de segurança, modernização e a capacitação dos agentes e também a aquisição de equipamentos para garantir assim, a segurança tanto do usuário, como dos servidores da Companhia”.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever