24.5 C
Brasília
26 abr 2024 11:15


Depois de quase uma década, deputados distritais voltam às inspeções em hospitais do DF

Chico Vigilante quer visitas surpresas para evitar ‘maquiagens’ durante inspeções

Por Kleber Karpov

Nessa quinta-feira (9/Nov), as comissões de Defesa do Consumidor (CDC) e de Defesa dos Direitos Humanos (CDH) definiram uma agenda de visitas de inspeção a hospitais públicos do DF. Com início no próximo dia 23, os parlamentares estabeleceram um cronograma de visitas surpresas para ver as reais condições de atendimento nas unidades de saúde, sem que ocorra ‘maquiagem’ por parte dos gestores das unidades.

A iniciativa partiu do deputado distrital, Chico Vigilante (PT), presidente da CDC, após as constantes reclamações e denúncias de maus atendimentos que ocorrem nos hospitais.  “Vamos in loco verificar a situação dos hospitais, mas faremos visitas-surpresa para não haver maquiagem dos problemas”, disse Vigilante.

Quase uma década

Érika Kokay – Foto: CLDF

A última agenda de visitas, sistemáticas, a todos os hospitais do DF, realizada pela Câmara Legislativa do DF (CLDF) ocorreu em 2008. Na ocasião a então deputada distrital, atual federal, Érika Kokay (PT) presidia a Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) fez uma varredura onde se constatou o “caos da saúde do DF” que serviu de base para pedir a CPI da Saúde, instaurada em 2009.

Naquele ano, Érika Kokay produziu um relatório sobre os gastos do GDF em saúde em que apurou que o GDF, à época, deixou de aplicar cerca de R$ 265 milhões dentro da sua obrigação constitucional.

Com informações da CLDF

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever