26.5 C
Brasília
24 abr 2024 20:33


Com recordes de baixas de temperatura no DF, banho de água fria em hospitais e camas ao relento marcam gestão Rollemberg

Mesmo com registros do INMET, na última semana, de 8,2ºC, com sensação térmica de 1ºC, governo do DF faz pouco caso com pacientes internados em hospitais e despeja pessoas pobres que são obrigados a dormirem ao relento

Por Kleber Karpov

Em 4 de junho, Política Distrital (PD) publicou matéria sobre o descaso do GDF e da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF) em relação aos pacientes internados no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM). Em pleno inverno, a gestão da Saúde do DF, pouco se esforça para garantir água quente

Naquela data, um servidor, sob sigilo de identidade, denunciou que há três semana os usuários do SUS internados no HRSM estavam tomando banho em água fria. Na ocasião, a SES-DF, por meio da Assessoria de Comunicação, informou “que o abastecimento de gás, utilizado para aquecer a água, deve ser regularizado ainda nesta semana.”.

Na mesma data, outro servidor alertou PD, em uma rede social, que o problema também acontecia no Hospital de Base do DF (HBDF). Porém, foi necessário, Rollemberg ser pego de ‘saia justa’, em reportagem da Rede Globo, para o governador do DF, o socialista, Rodrigo Rollemberg (PSB), acenar para a resolução do problema no HBDF.

Reincidência

Na noite desse domingo (9/Jul), PD recebeu nova denúncia de falta de água quente para pacientes. Dessa vez aos internados no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN).  Uma acompanhante, que não quis se identificar, afirmou estar com a mãe idosa internada no hospital e reclamou da água fria.

“Estou com minha mãe no HRAN. Não tem água quente para os pacientes tomarem banho pois a caldeira está quebrada. Acho que querem matar os pacientes para abrirem vagas.”, ironizou ao deixar claro que o problema vai  além da água fria.

“Tem gente de fora do DF com acompanhante e, independente do tipo de doença, tem que tomar banho frio. Quem está acamado o acompanhante tem que fazer a limpeza, ou seja, o banho de cama, também com água fria. O banheiro do paciente é o mesmo do acompanhante e não tem portas. É tudo aberto. O acompanhante homem que está com mulher doente entra no banheiro feminino. O único que tem porta, não tem tranca”, disse.

No relento

E sob a ótica da frieza do clima e da gestão do socialista, o grupo Realidade do Povo, que ganhou notoriedade no DF, por mostrar situações contundentes na gestão pública do DF, publicou um vídeo para mostrar o reflexo das desocupações desordenadas da Agência de Fiscalização do DF (AGEFIS)(3/Jul), mesmo de pessoas com liminares garantiam a permanência de alguns moradores da área.

Frieza

Em pleno período de inverno, nas últimas semanas, termômetros do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) chegaram a marcar 8,2ºC. Ainda segundo o INMET, alguns pontos do DF, com a queda da temperatura, a sensação térmica chegou a  apenas 1oC.

Despencando

Não por outro motivo, pesquisa encomendada e publicada por Correio Braziliense (9/Jun), aponta que 67% da população do DF reprova a gestão de Rollemberg e 73,3% são categóricos em afirmar que não votam no socialista, de maneira alguma.

Fonte: Correio Braziliense

 

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever