24.5 C
Brasília
26 abr 2024 12:23


Senador Hélio José (PMDB-DF) repudia indícios de corrupção no GDF e quer punição dos responsáveis

Parlamentar, em nota oficial, afirma que apoia a requerer abertura de CPI para apurar escândalos

O senador Hélio José (PMDB-DF) repudia e pede investigação sobre as recentes revelações dos supostos de pagamentos de propinas nas secretarias de Estado de Fazenda do DF (Sefaz) e de Saúde do DF (SES-DF). O escândalo veio a público por meio de áudios gravados pela presidente do Sindicato dos Servidores em Estabelecimentos de Saúde do DF (SindSaúde-DF), Marli Rodrigues há cerca de quatro meses, divulgado pela revista Isto É (15) e o jornal eletrônico Metrópoles (16).

Para o parlamentar, as denúncias são gravíssimas e expõem a omissão, por parte do governador Rodrigo Rollemberg (PSB) , por confirmar ter recebido as informações do vice-governador, sobre o suposto esquema de extorsão nas secretarias de Estado e, aparentemente, “não se empenhar”, para apurar e responsabilizar criminalmente os responsáveis.

“Não podemos esquecer que a falta de gestão por parte desse governo vão além das fronteiras da Fazenda e da Saúde. Há muito tenho denunciado, problemas graves em órgãos do GDF a exemplo da SLU, da CAESB, do DETRAN e mais recentemente do Metrô-DF.”, lembrou.

Qualificação
Hélio José lembrou ainda o áudio em que Marli Rodrigues afirma e, o ex-secretário de Saúde Fábio Gondim, confirma ter tomado conhecimento, de o subsecretário da Subsecretaria de Logística e Infraestrutura da Saúde (SULIS) da SES-DF, Marcello Nóbrega Miranda Lopes, ter rasgado nota de empenho para compra de marca-passos.

“É estarrecedor saber que há subsecretário na Secretaria de Saúde do DF, que gerencia uma das principais pastas dentro da Saúde, que está um caos, ter como principal referência curricular, ser motorista da família Rollemberg. A denúncia sobre o senhor, Marcelo Nóbrega, que recebe jetons como conselheiro do BRB, ter rasgado uma nota de empenho para aquisição de marca-passo, enquanto assistimos pessoas morrerem por falta desses equipamentos nos hospitais do DF, demonstra a total incapacidade do governador Rollemberg e seus assessores em gerir a nossa cidade. Isso precisa ser esclarecido e todos os envolvidos devem ser responsabilizados.”, disse.

Aviso x Retaliação
O senador lembra ainda, que não por um acaso, o governador Rollemberg, reagiu com veemência quando cogitado a realização da CPI da Saúde na Câmara Legislativa do DF (CLDF), a ponto de retaliar e demitir as indicações de alguns deputados distritais que defendiam a instauração da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), a exemplo dos administradores do Riacho Fundo I, São Sebastião e Sobradinho, ligados aos distritais, Cristiano Araújo (PSD), Lira(PHS) e Raimundo Ribeiro (PPS), respectivamente.

“O governo não pode alegar desconhecimento em relação ao caos e falta de gestão na saúde do DF, pois o que não faltou foi aviso por parte dos parlamentares, dos órgãos de controle, entidades sindicais e outra ligadas à Saúde, mas a resposta de Rollemberg foi retaliar os parlamentares e endurecer o jogo com essas entidades.”, afirmou.

CPI da Saúde
O parlamentar, que está em viagem, informou que apoia a CPI da Saúde do DF e a ação do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), e não descarta, caso não haja solução por parte das duas casas, a possibilidade de fazer requerimento para se instaurar uma CPI no Senado Federal.

Isso porque, de acordo com o Hélio José, o GDF recebe recursos da Bancada no Congresso Nacional e ainda do Fundo Constitucional do DF (FCDF) e enquanto senador do Povo, não deixará “passar em branco” mais esse escândalo, sem que o GDF preste contas à população do DF.

Fonte: Ascom do Senador Hélio José 

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever