23.5 C
Brasília
20 abr 2024 11:28


Política no DF: Samambaia não quer receber lixo das 32 cidades do DF

Por Eldo Gomes

A ativação do novo aterro sanitário, em Samambaia/DF, tem preocupado os moradores, lideranças e a comunidade em geral. Pois uma cidade, com 3 parques, cercada por áreas verdes, nascentes e córregos, receber lixo das 32 cidades do DF é preocupante.

Em outras instâncias, o TCDF chegou a notificar e suspender a obra. É preciso que cada cidade tenha seu “lixão/aterro”. Ou, que seja dividido em 6 grandes áreas. Trazer mais de 1 tonelada de lixo para Samambaia é criar um impacto irreparável para a cidade.

Quem vai fiscalizar a qualidade deste aterro? E quando entrar o novo governo, como ficará a continuidade destes serviços? E se virar um “Lixão em Samambaia”. Foram realizadas várias audiências, reuniões e outras ações, e em todas às instâncias os moradores retrucaram, foram contra e o governo insiste em continuar.

Vai ter aterro em Samambaia. Ok. E qual benefício a cidade terá? Porque não aproveita a problemática e já implementa o Parque Ecológico Gatumé, para atividades esportivas.

No jornal Destak DF, segundo o diretor técnico do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU), Paulo Celso dos Reis, a suspensão dos serviços do local será gradual.

O Aterro Sanitário Oeste, em Samambaia, deve começar em setembro. O governo do Distrito Federal investiu R$ 30 milhões na obra. A ideia é que, a partir da entrega, materiais recicláveis sejam direcionados às associações de catadores, o que iria reduzir o fluxo de pessoas no Lixão da Estrutural. Contudo, entidades reclamam da falta de treinamento: “As pessoas que estão no lixão só sabem trabalhar com aquilo. O governo precisa oferecer trabalhos melhores para essas pessoas”, diz Janilson Santana, representante da Cooperativa de Reciclagem, Trabalho e Produção (Cortrap).

A Secretaria do Desenvolvimento Social diz que está oferecendo curso para mil catadores, além de manter convênios com instituições de serviços sociais.

Fonte: Acontece Brasília

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever