19.5 C
Brasília
26 abr 2024 09:44


Chico Vigilante pede ajuda da enfermagem para aprovar PL do descanso na Câmara Legislativa do DF

“Quero contar com a ajuda de todos vocês para que a gente possa aprovar esse projeto”

Por Kleber Karpov

Durante a posse da nova diretoria do Sindicato dos Enfermeiros do DF (SEDF) (4/Jun), o deputado distrital, Chico Vigilante (PT), ao saudar a nova gestão falou sobre o Projeto de Lei nº 1.147/2016 que estabelece o descanso para os profissionais de enfermagem da Secretaria de Estado de Saúde do DF.

Na ocasião, Vigilante, lembrou que, enquanto representante da Central Única dos Trabalhadores (CUT-DF) ajudou no processo eletivo da primeira eleição do sindicato dos Enfermeiros. O Distrital pediu também a ajuda dos profissionais de enfermagem para garantir a aprovação do PL do descanso da categoria.

“Eu acabo de apresentar um projeto e já quero colocar uma tarefa para vocês me ajudarem, o bispo Renato está ali e vai me ajudar também e é um projeto que dá locais dignos para o repouso de vocês tão necessário para o repouso de vocês, tão necessário. Quero contar com a ajuda de todos vocês para que a gente possa aprovar esse projeto.”.

Efetividade

A fala de Vigilante aconteceu após a do vice-presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do DF, Jorge Vianna, ao lembrar o discurso proferido na Câmara dos Deputados (CD)(17/Mai), em evento que comemorou a Semana da Enfermagem. Na ocasião Vianna relembrou o discurso da CD em que afirma que os profissionais de enfermagem querem menos homenagem e mais efetividade por parte dos políticos.

“Toda semana da enfermagem aquele monte de parlamentar faz aquele café maravilhoso desejando feliz dia da enfermagem e todo discurso é o mesmo: – que a enfermagem é importante, que a enfermagem, se não fosse ela. Tá, mas espera aí, nos estamos cansados de homenagem, nós queremos efetividade, nós queremos nossas 30 horas semanais que ela saia do Congresso e vai pra base, nós queremos um piso salarial, nós queremos descanso. Nós queremos um lugar para descansar e não ficar dormindo em banheiro. Porque, pasmem, a festa aqui é gloriosa, linda, mas nós temos enfermeiros e técnicos em enfermagem dormindo em banheiro, então espera aí. Aí eu chamo toda categoria, agora colegas sindicalistas, vamos arregaçar a manga e vamos mostrar que a enfermagem agora tem comando, que a enfermagem vai mudar a cara e eu tenho certeza que nós seremos vitoriosos.”.

Lei Federal

No Congresso Nacional tramita, desde 2015, o Projeto de Lei do Senado (PLS) nº 597/2015, que seguiu para apreciação na Câmara dos Deputados (14/abr), onde tramita em regime de prioridade sob o número PL nº 4.998/2016 e atualmente se encontra na Comissão de Seguridade Social e Família ( CSSF ). O PLS inclui o artigo 15-A a Lei nº 7.498/1986 que estabelece as condições de repouso dos profissionais de enfermagem, em horário de trabalho.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever