17.5 C
Brasília
26 abr 2024 07:12


Rafael Prudente pede retorno de médicos, em atividades administrativas, para a linha de frente da Saúde

Por Kleber Karpov

O deputado distrital, Rafael Prudente (PMDB), afirmou no plenário da Câmara Legislativa do DF (CLDF)(23/Set) ter feito requerimento da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF) para saber o quantitativo de médicos atuando em áreas administrativas. A intenção é saber a quantidade de médicos que atuam em áreas administrativas, além de recomendar que esses profissionais sejam direcionados à atividade fim e substituídos por servidores que atuem no segmento administrativo da SES-DF.

Na ocasião do discurso Prudente citou a ouvidoria da SES-DF: “Cito aqui, por exemplo, a parte da Secretaria de Saúde onde recebe as reclamações, a ouvidoria. Hoje quem é chefe da ouvidoria é uma médica pediatra. Acho que essa médica seria um pouco mais bem utilizada para fazer os seus atendimentos na rede pública de saúde.”

Prudente sugeriu que os médicos sejam direcionados à atividade fim e que outros servidores atuem em áreas administrativas os substituam: “Não é possível que nós não consigamos arrumar, em um universo de 30 mil servidores da Secretaria de Saúde, alguém competente para fazer esse trabalho administrativo.“, afirmou.

Política Distrital fez esse alerta

A médica em questão, mencionada por Prudente é a neuropediatra, Ana Luiza de Oliveira Machado, doutorada em Alemanha, neurocirurgia de crânio e coluna.

Política Distrital publicou matéria (11/Mai) intitulada Neuropediatra e sete anestesistas cumprem funções administrativas na Secretaria de Saúde, durante a gestão do ex-secretário de Saúde, João Batista de Sousa.

Além da médica, o Blog mencionou sete anestesistas e especialistas em cardiologia, odontologia, medicina do trabalho e em outras especialidades, que poderiam ajudar a recuperar a Saúde do DF na linha de frente da Secretaria.

Em tempo

Recentemente, ao Política Distrital, o secretário de Saúde, Fábio Gondim, afirmou que tem realizado remanejamentos de médicos em áreas administrativas para o ‘front’ na atividade fim. No entanto Ana Luiza, que poderia ajudar a criar um atendimento de referência em neuropediatria, no Hospital Materno Infantil (HMIB), por exemplo, permanece subutilizada na ouvidoria da SES-DF.

ERRAMOS

Onde se lê: Ana Luiza de Oliveira Machado, doutorada em Alemanha, neurocirurgiã de crânio e coluna.

Entende-se: Denise Bonfim, neuropediatra.

ESCLARECIMENTO:

Política Distrital esclarece que Ana Luiza de Oliveira mencionada na matéria supracitada, neurocirurgiã de crânio e coluna, essa sim é doutorada em Alemanha e permanece lotada na Diretoria de Procedimentos Disciplinares da Corregedoria da SES-DF, onde preside uma das Comissões.

Atualização: 24 de setembro de 2015 às 11h36

Atualização: 24 de setembro de 2015 às 18h12

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever